Viagora

FMS realiza capacitação sobre sífilis em maternidades de Teresina

Segundo a FMS, as ações que seguem até a próxima sexta-feira (21), visam qualificar os profissionais da área da saúde, além de intensificar os exames de sífilis em profissionais, gestantes, bebês.

Nesta segunda-feira (17), a Fundação Municipal de Saúde (FMS) iniciou a capacitação de profissionais que atuam nas maternidades de Teresina. As atividades são referentes ao Outubro Verde que alerta sobre formas de prevenção, diagnóstico e tratamento da sífilis, uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST).

De acordo com a FMS, as ações que seguem até a próxima sexta-feira (21), visam qualificar os profissionais da área da saúde, além de intensificar os exames de sífilis em profissionais, gestantes, bebês e parceiros.

Foto: Divulgação/FMSProfissionais da área da saúde recebem capacitação sobre sífilis.
Profissionais da área da saúde recebem capacitação sobre sífilis.

A primeira capacitação foi realizada na Maternidade do Promorar, já nesta próxima terça-feira (18), a atividade acontecerá na Maternidade Wall Ferraz (Dirceu), às 10h, com apresentação dos indicadores sobre sífilis em gestante e congênita.

Ainda segundo a FMS, a programação segue das 10h30 às 12h com a realização de testes rápidos de sífilis em profissionais. Já das 14h30 às 15h20 será promovida uma roda de conversa que tem como tema: “Tira Dúvidas sobre Sífilis Materna e Congênita”; e das 15h30 às 16h30 serão realizados testes rápidos de sífilis em gestantes e parceiros.

A Maternidade do Satélite também será contemplada com vastas atividades no dia 20 de outubro, que se iniciam das 9h30 às 10h20, com a palestra sobre sífilis e das 10h30 às 11h acontecerá outra palestra desta vez sobre notificação de sífilis em gestante e congênita/ fluxos da maternidade, por fim das 11h às 11h30 sobre notificação de sífilis adquirida.

Ao final da programação, a ação do dia 21 ocorrerão das 9h30 às 10h20 com apresentação de indicadores da maternidade e palestra sobre Sífilis em gestante e congênita, na Maternidade do Buenos Aires. Também pela manhã haverá distribuição de lembranças aos participantes e ao longo da semana os profissionais da unidade irão dar orientações sobre a doença para gestantes e parceiros.

Facebook
Veja também