Viagora

Regina Sousa participa de cerimônia pelo Dia do Piauí em Parnaíba

De acordo com o Governo, a Ordem Mérito Renascença do Piauí é a mais alta comenda do Estado, da qual o Grão-Mestre é a governadora do Estado do Piauí.

A governadora Regina Sousa (PT), nessa terça-feira (18), na Cerimônia de Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí, na área de eventos do Porto das Barcas, no município de Parnaíba. O Governo do Estado segue com as comemorações de 200 anos da adesão do Piauí à independência no Brasil.

De acordo com o Governo, a Ordem Mérito Renascença do Piauí é a mais alta comenda do Estado, da qual o Grão-Mestre é a governadora do Estado do Piauí. A medalha é oferecida nos graus Grande Colar, Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro. Tem um alinhamento hierárquico inspirado na Legião de Honra, principal comenda francesa.

Foto: Divulgação/Governo do PiauíRegina Sousa participa, em Parnaíba, de cerimônia 200 anos do Piauí
Regina Sousa participa, em Parnaíba, de cerimônia 200 anos do Piauí

Regina Sousa afirma que o momento de homenagens é importante, pois ajuda a construir a história e a memória do Estado.

“Estamos contando a nossa história e resgatando uma história que antes não era contada, que tem a participação do Piauí para que o Brasil pudesse ser do tamanho que é hoje. Aproveitamos pra homenagear homens e mulheres que ajudam a construir essa história, desde o pescador ao padre, aos artistas, professores, médicos, todo mundo constrói a história e futuramente alguém vai contar a nossa história. Isso é muito importante porque é a memória do estado. Um estado que não tem memória, não tem história e ninguém vai saber o que aconteceu”, disse.

A chefe do executivo aproveitou a oportunidade e agradeceu por contribuir para registrar parte da história, e destacou a importante minissérie “Batalha do Jenipapo”, que está sendo lançada para que todos possam conhecer a história.

Rafael Fonteles (PT), o governador eleito, esteve presente durante a solenidade e afirmou a felicidade em participar do momento de homenagem aos piauienses. “Há 200 anos atrás, foi aqui com as ações de Simplício Dias, João Cândido, Leonardo Castelo Branco que realmente tornou possível a independência completa do Brasil, porque o norte do Piauí ainda estava dominado pelas forças portuguesas, que terminou ali na Batalha do Jenipapo em Campo Maior e com alguns conflitos no Maranhão. Realmente o Piauí e o Maranhão libertando o Brasil como um todo e formando a nossa nação de fato livre”, destacou.

Ainda de acordo com o Governo, diversas personalidades de diversos seguimentos foram homenageados, entre eles está o cantor piauiense Teófilo Lima.

Programação

Em Parnaíba, nesta quarta-feira (19), foi realizada a aposição de Corbelha Flores no Monumento da Independência e hasteamento das Bandeiras, na Praça da Graça. Também foi realizada uma Missa de Ação de Graças na Catedral de Nossa Senhora da Graça. Em Teresina, nesta tarde será realizada a Missa em Ação de Graças, na Catedral de Nossa Senhora das Dores, na Praça Saraiva, e em seguida a segunda Cerimônia de Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí, no Theatro 4 de Setembro, na capital.

Facebook
Veja também