Hospital Areolino de Abreu retoma perícia médica psiquiátrica
A Sesapi informou que a Justiça tem o objetivo de identificar a capacidade mental da pessoa em determinado período a partir da avaliação pericial.
Nesta terça-feira (25), a Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi) anunciou que o Hospital Areolino de Abreu retomou com o serviço de perícia médica psiquiátrica na cidade de Teresina. A pasta ainda destaca que a Justiça tem o objetivo de identificar a capacidade mental de uma pessoa em determinado período a partir da avaliação pericial.
De acordo com a Sesapi, uma reunião foi realizada na última segunda-feira (24) para definir o funcionamento e a forma como o serviço será retomado. Participaram da ocasião a gerente de Atenção à Saúde Mental da Sesapi, Virgínia Pinheiro, profissionais do Serviço de Avaliação, Acompanhamento e Monitoramento das Medidas Terapêuticas Aplicáveis às Pessoas com Transtornos Mentais em Conflito com a Lei-EAP, técnicos do hospital e médicos psiquiatras.
Ainda segundo a Gerente de Atenção à Saúde Mental do Estado, Virgínia Pinheiro, o procedimento de perícia médica é responsável por garantir a preservação de Direitos Fundamentais dos pacientes, referentes a dignidade da pessoa humana, que estão previstos expressa ou implicitamente na Constituição Federal, além do Código Penal, Código de Processo Penal e na Lei de Execução Penal.
“O restabelecimento da Perícia Médica do Estado garantirá a observância de direitos considerados fundamentais, mas, também, elementares dos usuários do serviço, destacando-se a preservação da dignidade, o acesso à justiça e a duração razoável do processo”, pontuou.
De acordo com a pasta, a capacidade mental que busca ser averiguada por autoridade judicial, policial ou administrativa pode ser referente a eventos que aconteceram no passado, ou ainda imputabilidade/inimputabilidade do agente na data do fato, e presentes – estabilização da condição de saúde/verificação da cessação de periculosidade.
Homem é condenado a 20 anos de prisão por tentativa de homicídio em Uruçuí
Conforme a denúncia do Ministério Público, o crime foi cometido por volta das 19:30h nas proximidades do ‘Bar do Cabeça’, no bairro Aeroporto.Coletivo piauiense Kaylla Martins lança clipe em homenagem aos povos originários
A produção foi realizada com recursos da Lei Paulo Gustavo e busca trazer uma reflexão sobre a história e a ancestralidade do Brasil.Juiz manda Agespisa pagar indenização de R$ 100 mil e regularizar abastecimento em Uru
Conforme a decisão judicial, a determinação foi resultado de pedido acatado pelo juiz após ação civil instaurada pelo promotor Edgar Bandeira, através da 2ª PJ de Uruçuí.Justiça Itinerante oferece serviços gratuitos no 2º Mutirão PopRuaJud em Parnaíba
ara a analista judicial e membro da Justiça Itinerante, Robertha Sampaio, o mutirão permite que pessoas em situação de rua possam efetivar seus direitos, como o acesso à regularização cívelBombeiros do Piauí finalizam capacitação de salvamento em altura em Goiás
Segundo a CBMEPI, o curso teve a duração de 45 dias, visando especializar oficiais e praças para o planejamento, coordenação e execução de operações de salvamento em altura.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir