Viagora

Acordos chegam a R$ 230 mil na Semana de Conciliação em Piripiri

Essa campanha é realizada anualmente elo Conselho Nacional de Justiça, tendo inicio em 2006 envolvendo três tribunais.

Foi com uma estimativa de quase R$ 230 mil em acordos, que o Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania de Piripiri encerrou a Semana Nacional de Conciliação.

De acodo com o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), essa campanha é realizada anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça. Tendo inicio em 2006, envolve os Tribunais de Justiça, Tribunais do Trabalho e Tribunais Federais, com o objetivo de tornar a solução dos conflitos mais céleres, e em casos pré-processuais, evitar que as demandas se tornem processos judiciais.

Para a juíza Fátima Martins, que é coordenadora do Cejusc Piripiri, o destaque vai para a busca pelas mediações pré-processuais. “Ainda estamos em um cenário em que se faz necessário intensificar o combate à cultura do litígio. Mesmo assim, encerramos a Semana com um percentual de 74% de acordos feitos. Esse percentual é valioso, ainda mais se considerarmos que a maior parte dos valores dos acordos foi conseguida em mediações e conciliações em que não havia um processo judicializado”, ressalta a juíza.

Já a advogada Fábia Probo, diz que o trabalho desenvolvido através da mediação deve ser a primeira opção que as partes e os advogados devem avaliar. “Não só a resolução de conflitos ocorre de uma forma mais tranquila, mas também a celeridade que existe no trabalho dos Centros Judiciários de Soluções de Conflitos e Cidadania é um diferencial”, completa a advogada.

Mais conteúdo sobre:

Piripiri

Piauí

TJPI

Facebook
Veja também