Viagora

Audiência discute inclusão de pacientes na fila de transplantes no Piauí

Conforme o MPPI, a audiência pública extrajudicial visa fomentar a inserção de pacientes renais em transplantes do Piauí.

O Ministério Público do Piauí (MPPI), através da 12° Promotoria de Justiça de Teresina, promoveu audiência pública extrajudicial sobre a necessidade de fomentar a inserção de pacientes renais na fila de transplantes. A reunião ocorreu na sede do órgão da zona leste de Teresina, na última quarta-feira (09).

Conforme o MPPI, a audiência foi realizada em formato semipresencial. As discussões foram presididas pelo promotor de Justiça Eny Marcos Vieira Pontes, que contou com o auxílio do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde – Caods/MPPI, coordenado pela promotora Karla Carvalho.

Segundo o Ministério, tramita na 12ª PJ de Teresina um inquérito civil público, instaurado em 2019, para apurar a suspensão das cirurgias de transplantes renais no âmbito do Hospital Getúlio Vargas. A coordenação de Nefrologia do HGV destacou a necessidade de que clínicas de hemodiálise informem a lista de transplantes e sobre a possibilidade de inserção neste instrumento.

A representante da Central Estadual de Transplantes, Dra. Maria de Lourdes, explicou que a baixa adesão ocorreu, em muitos casos, porque os pacientes não têm acesso à informação sobre a existência de uma fila de transplantes. A representante da Central ressaltou que a lista de pessoas aptas aumentou significativamente, saindo de aproximadamente 200 para mais de 400 aptos.

De acordo com o MPPI, outros assuntos debatidos durante a audiência foram: problemas de insumo para não rejeição dos órgãos doados, o fluxo de exames laboratoriais para a realização de transplantes, a implantação e divulgação da plasmaférese pelo Hemocentro do Piauí – Hemopi, e a formação de equipes para a captação de órgãos e para realização de transplantes.

Ainda de acordo com o 12° Promotoria de Justiça de Teresina, participaram da audiência representantes da Secretaria de Estado da Saúde – Sesapi, da Fundação Municipal de Saúde – FMS, da Associação dos Pacientes Renais – APREPI, da Fundação Estadual Piauiense de Serviços Hospitalares – FEPISERH – dos Hospitais Getúlio Vargas – HGV, de Urgência de Teresina – HUT, e do Universitário – HU, do Conselho Estadual de Saúde, dos Conselhos Regionais de Medicina – CRM/PI, e de Enfermagem do Piauí – Coren/PI, e de clínicas que atendem pacientes renais do estado.

Facebook
Veja também