FMS vacina mais de 23 mil animais na zona Rural de Teresina
A primeira fase aconteceu nos dias 05 e 12 de novembro, na zona Rural, e terá continuidade nos dias 26 novembro e 03 de dezembro, na zona urbana da capital.
A Fundação Municipal de Saúde, divulgou nesta quinta-feira (17), que 23.543 de animais foram vacinados nos dois primeiros dias de campanha de vacinação antirrábica em Teresina. A primeira fase aconteceu nos dias 05 e 12 de novembro, na zona Rural, e terá continuidade nos dias 26 novembro e 03 de dezembro, na zona urbana da capital.
O gerente de Zoonoses da FMS, Paulo Marques, destaca que a zona Urbana será dividida em dois dias. No dia 26 deste mês, as equipes estarão nas zonas Norte e Leste de Teresina, e no dia 03 de dezembro nas zonas Sul e Sudeste. “Teremos postos de vacinação em praças, escolas e outros locais em todo os bairros, de acordo com as zonas de cada dia”, disse.
Paulo Marques reforça sobre a colaboração dos tutores de cães e gatos, público alvo da campanha. “A vacina é gratuita e é a única forma de prevenção contra a raiva. Solicitamos que levem seus animais a um posto mais próximo de sua residência e vacine seu animal”, explica o gerente da Zoonoses.
O presidente da FMS, Dr. Gilberto Albuquerque, afirma que a vacinação anual dos cães e gatos, é eficaz na preservação da raiva nesses animais, o que consequentemente previne também a raiva humana.
Raiva
De acordo com a FMS, a raiva é uma doença que pode ser transmitida para humanos através de mordidas e arranhaduras de mamíferos já contaminados. A doença pode ser transmitida por animais silvestres como furões, raposas, coiotes, guaxinins, gambás e morcegos, mas a campanha contempla cães e gatos por serem animais de companhia que possuem maior convívio com os humanos.
Teresina
Piauí
Fundação Municipal de Saúde - FMS
Centro de Controle de Zoonoses de Teresina
Teresina inicia agendamento da 1ª dose da vacina contra a dengue
De acordo com Emanuelle Dias, o esquema da vacinação contra a dengue é de duas doses, com intervalo de três meses.Carretinha da Saúde inicia atendimentos para crianças em Jurema
De acordo com a Sesapi, o objetivo é reunir vários entes federativos e agentes públicos.Novo Hospital Regional de Picos faz avanços nos procedimentos cirúrgicos
A unidade de saúde realizou pela primeira vez, uma colangiopancreatografia retrógrada endoscópicaSesapi retoma atendimentos do CER IV de Parnaíba
Daniele Monteiro, coordenadora de Atenção à Pessoa com Deficiência da SESAPI, destacou que a prioridade do momento é atender os pacientes com autismoFMS faz monitoramento diário para prevenção da Influenza Aviária em Teresina
A influenza aviária é uma doença viral altamente contagiosa que pode infectar várias espécies de aves silvestres e mamíferos, incluindo humanos.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir