Viagora

Estamos monitorando a Covid semanalmente, diz Gilberto Albuquerque

De acordo com o presidente da FMS, ainda não há a necessidade de alerta com o aumento no número de casos da doença.

Nessa sexta-feira (18), o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Dr. Gilberto Albuquerque, em entrevista ao Viagora, pontuou sobre os cuidados necessários para que os casos de Covid-19 não cresçam significamente em Teresina.

De acordo com o gestor, as equipes da FMS já estão realizando monitoramento semanal do vírus e vacinação contra a doença, mas em caso de crescimento no número de testes positivos, medidas de segurança devem voltar a ser feitas.

“Continuamos monitorando o vírus semanalmente, fazendo os testes covid e vacinando a população, e em caso de aumento dessa demanda nós temos aquelas medidas de recomendação. Mantemos a recomendação de que quem tem comorbidades mantenha o uso da máscara, sobretudo em ambientes hospitalares, já que o decreto ainda não foi revogado. Enfim, ainda não temos números ainda que apontem a necessidade de alerta, mas caso ocorra temos medidas a tomar”, explica Gilberto.

Foto: Bruna Sousa/ViagoraPresidente da Fundação Municipal de Sáude (FMS), Dr. Gilberto Albuquerque.
Presidente da Fundação Municipal de Sáude (FMS), Dr. Gilberto Albuquerque.

Insumos

O Dr. Gilberto Albuquerque também destacou que o atraso nos insumos hospitalares vai além do município.

“Se nós pegarmos por área, por exemplo o SAMU, nós temos ambulâncias novas, mas a indústria atrasou a entrega dos chips que devem ter nos veículos, e por isso ainda não podem ser utilizadas. Agora falando sobre a área hospitalar, não há no mercado o fornecimento de embalagens de soro, e na psiquiatria não temos a produção suficiente do remédio Risperidona. Então temos que substituir esses insumos por outros que estão disponíveis, que não podem ser utilizados em todos os casos. A questão vai além dos município pois dependemos da indústria”, finalizou o presidente da FMS.

Facebook
Veja também