Viagora

Queremos colaborar para resolver o transporte, diz Enzo Samuel

O vereador reafirmou a necessidade de mais investimento por parte do poder público em ações que possam de fato solucionar a crise neste sistema.

Nesta segunda-feira (21), o vereador Enzo Samuel (PDT), e futuro presidente da Câmara Municipal de Teresina, falou sobre a votação do empréstimo no valor de R$ 250 milhões para prefeitura e a possibilidade de vetos das emendas indicadas pelos parlamentares no Orçamento previsto para 2023.

O vereador afirmou que o projeto tramitará na Casa de forma normal e que passará pelas Comissões de Legislação e Justiça e Finanças e Orçamento nesta terça-feira (22).

Foto: Luis Marcos/ ViagoraVereador Enzo Samuel
Vereador Enzo Samuel

“O empréstimo foi encaminhado para tramitação normal nesta Casa, amanhã a Comissão de Legislação e Justiça deve se reunir, estar na pauta da Comissão, e depois deve ser votado e será encaminhado para a Comissão de Finanças e Orçamento e acredito que logo depois deve ser encaminhado para o plenário para devida votação”, explica.

Questionado se em caso de veto do prefeito da capital Dr. Pessoa ao orçamento, os parlamentares poderiam derrubar esta medida do gestor, Enzo Samuel explicou que a Casa está aguardando a decisão do Executivo e que é natural cada vereador participar das discussões sobre o orçamento se pautando naquilo que acredita ser necessário para a cidade.

“Vamos aguardar a decisão do poder Executivo e quero dizer que esta Casa é parceira do Poder Executivo Municipal, mas aqui é uma Casa de 29 vereadores e é normal discutir e debater sobre o orçamento”, aponta.

Enzo Samuel também explicou que os vereadores votaram de forma responsável pensando em três pilares a nível municipal, sendo eles a educação, o transporte público e a saúde.

“Nós somos fiscais do povo, cabe a gente também exercer esse controle externo. Esta Casa votou o orçamento de forma responsável, principalmente pautando aquilo que nós entendemos ser o tripé para o desenvolvimento da sociedade de Teresina, que é a educação, transporte público e a saúde municipal, que até pouco tempo ouvidos falar que faltavam insumos, então é preciso de mais recursos”, afirma.

Ainda em relação ao transporte público, o vereador reafirmou a necessidade de mais investimento por parte do poder público em ações que possam de fato solucionar a crise neste sistema.

“Em relação ao transporte público nós sabemos que constantemente a imprensa pauta ele, que a sociedade cobra um posicionamento dos vereadores, e nós garantimos mais recursos para que o Dr. Pessoa possa investir exatamente no transporte, como ele vai investir é uma decisão do Poder Executivo, o que nós queremos é colaborar e cobrar para que este problema possa ser resolvido o quanto antes, porque enquanto se procura culpados para o problema do transporte de Teresina tem usuário sofrendo na parada, tem usuário sofrendo que não pode trabalhar pegando transporte público, tem usuário comprometendo seu rendimento mensal com transporte porque não tem transporte público”, explica

Para o vereador o prefeito Dr. Pessoa sempre esteve aberto ao diálogo com a Casa, mas também é preciso que os parlamentares contribuam com o debate sobre o orçamento e demais pautas.

“Confesso a você que Dr. Pessoa é um político aberto ao diálogo, sempre recebeu bem os vereadores, agora esta Câmara não pode se furtar do debate. São 29 representantes eleitos pelo povo, e aqui tem vereadores com bandeiras específicas se você pega a Thanandra Sarapatinhas ela luta pela causa animal, se você pega esse vereador que vos fala eu vim do movimento de luta por um transporte de qualidade. Tem vereadores de cada segmento que vão discutir esse orçamento de forma mais detalhada, da forma que acreditam no que é melhor para a sociedade teresinense, não no que é melhor para o vereador e o prefeito”, destaca.

Por fim, Enzo Samuel ressaltou que se o orçamento retornar para a Casa, a base aliada ao prefeito deve se orientar pensando no melhor para Teresina. “A discussão não é baseada no veto do prefeito ou não, mas naquilo que é melhor para a nossa sociedade”, crava.

Facebook
Veja também