Promotora expede recomendação sobre poluição sonora em Teresina na Copa
As recomendações foram adotadas por meio da 24ª Promotoria de Justiça de Teresina, que tem como titular a Promotora de Justiça Carmelina Moura, com apoio do Procon.
O Ministério Público do Piauí (MPPI) expediu três recomendações com o objetivo de coibir poluição sonora devido a queima e soltura de fogos de artifícios e estampido em Teresina. As medidas são destinadas a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (SEMAR), Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMAM) e a Polícia Militar.
As recomendações foram adotadas por meio da 24ª Promotoria de Justiça de Teresina, que tem como titular a Promotora de Justiça Carmelina Moura, com apoio do Procon, o Programa de Defesa do Consumidor, que tem como Coordenador o Promotor de Justiça Nivaldo Ribeiro.
Conforme o MPPI, a Notícia de Fato nº. 000164-172/2022 foi instaurada a partir da representação da Associação Prismas – Associação de Amigos e Familiares de Autistas visando coibir esta poluição sonora que se intensifica durante os jogos da Copa do Mundo e nas gestas de final de ano.
Ainda segundo o órgão ministerial, os documentos foram instaurados com auxílio do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente – CAOMA, que tem como Coordenadora a Promotora de Justiça Áurea Madruga, a 24ª Promotoria de Justiça.
O MPPI informou ainda que o objetivo é que esses órgãos no exercício do poder de polícia cumpram a Lei Estadual nº 7.643/2021, que coíbe o manuseio, utilização, a queima e soltura de fogos de estampido e de artifício, assim como de quaisquer artefatos pirotécnicos de efeito sonoro ruidoso em todo o território do estado do Piauí, em recintos fechados e abertos, áreas públicas e locais privados.
Segundo o art. 2º da mesma lei, a proibição é para pessoas físicas e jurídicas, havendo, inclusive, previsão de multa pelo descumprimento da determinação legal.
De acordo com o MPPI, o Procon ficará responsável por fiscalizar a venda e armazenamento de fogos de artifício e estampido, com o objetivo de proteção e defesa dos consumidores, adotando as medidas devidas, inclusive com aplicação de multa e/ou outras penalidades administrativas mais graves.
Homem é condenado a 20 anos de prisão por tentativa de homicídio em Uruçuí
Conforme a denúncia do Ministério Público, o crime foi cometido por volta das 19:30h nas proximidades do ‘Bar do Cabeça’, no bairro Aeroporto.Coletivo piauiense Kaylla Martins lança clipe em homenagem aos povos originários
A produção foi realizada com recursos da Lei Paulo Gustavo e busca trazer uma reflexão sobre a história e a ancestralidade do Brasil.Juiz manda Agespisa pagar indenização de R$ 100 mil e regularizar abastecimento em Uru
Conforme a decisão judicial, a determinação foi resultado de pedido acatado pelo juiz após ação civil instaurada pelo promotor Edgar Bandeira, através da 2ª PJ de Uruçuí.Justiça Itinerante oferece serviços gratuitos no 2º Mutirão PopRuaJud em Parnaíba
ara a analista judicial e membro da Justiça Itinerante, Robertha Sampaio, o mutirão permite que pessoas em situação de rua possam efetivar seus direitos, como o acesso à regularização cívelBombeiros do Piauí finalizam capacitação de salvamento em altura em Goiás
Segundo a CBMEPI, o curso teve a duração de 45 dias, visando especializar oficiais e praças para o planejamento, coordenação e execução de operações de salvamento em altura.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir