Projeto de Lei para pessoas com Cardiopatia Congênita avança na Alepi
De acordo com a deputada estadual Teresa Britto (PV), autora da proposta, a pauta foi desenvolvida após reuniões com profissionais da saúde e familiares de pacientes que sofrem com a condição.
A Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI) recebeu um Projeto de Lei Ordinária (PLO) que trata da criação do Estatuto da Pessoa com Cardiopatia Congênita. A matéria aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) é da autoria da deputada estadual Teresa Britto (PV).
Segundo Teresa Britto, a proposta foi desenvolvida após discussões com profissionais da saúde e familiares de pacientes que sofrem com a condição. “Conversamos com médicas e médicos que cuidam dessas crianças no Piauí. Também ouvimos as mães dessas crianças em uma audiência pública e juntos construímos esse projeto que cria o Estatuto da Pessoa com Cardiopatia Congênita”, explicou a parlamentar.

Ainda conforme a deputada, a criação de um estatuto assegura aos pacientes o acesso à serviços necessários, além da capacitação contínua dos profissionais que prestam atendimento voltado à Cardiopatia. “Esse estatuto trata do atendimento dessas pessoas desde o nascimento até a vida adulta para que o Estado possa dar uma contribuição maior. Muitas crianças precisam de acompanhamento de outros profissionais após a cirurgia, como fisioterapeutas, além de outros procedimentos”, destacou Teresa.
A Alepi informou que a proposta aguarda parecer da Comissão de Educação, Cultura e Saúde (Cecs), e só após isso seguirá para votação no plenário.
Cardiopatia Congênita
A cardiopatia congênita é uma doença caracterizada pela má-formação na estrutura ou na função do coração e que surge ainda durante o desenvolvimento fetal. Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, cerca de 30 mil crianças nascem com a condição por ano. Desse total, aproximadamente 12 mil pacientes necessitarão de cirurgia no primeiro ano de vida.
-
Mais de 500 vagas de emprego são ofertadas para cinco municípios do Piauí
Os interessados devem se apresentar na sede do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e realizar o cadastro, para depois receber a carta de encaminhamento. -
Prefeitura de Esperantina inicia operação emergencial de recuperação asfáltica
Os trabalhos já estão em andamento em áreas estratégicas da cidade, priorizando os locais mais prejudicados. -
Audiência pública discute problema de abastecimento de água em Esperantina
O evento, que contou com participação popular, reuniu autoridades, representantes da AGESPISA, lideranças comunitárias e moradores no plenário da Casa Legislativa. -
Sesapi receberá mais de dez mil oxímetros da Receita Federal nesta sexta
A cerimônia de entrega acontecerá às 8h30, no auditório da Delegacia da Receita Federal, -
Governo do Piauí autoriza 30 servidores a participarem de Missão Educacional em Singap
Os servidores da Secretaria de Estado da Educação do Piauí ficarão afastados de suas atividades sem prejuízo da remuneração do seu cargo efetivo, da função comissionada ou do cargo em comissão.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir