Projeto de Lei para pessoas com Cardiopatia Congênita avança na Alepi
De acordo com a deputada estadual Teresa Britto (PV), autora da proposta, a pauta foi desenvolvida após reuniões com profissionais da saúde e familiares de pacientes que sofrem com a condição.
A Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI) recebeu um Projeto de Lei Ordinária (PLO) que trata da criação do Estatuto da Pessoa com Cardiopatia Congênita. A matéria aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) é da autoria da deputada estadual Teresa Britto (PV).
Segundo Teresa Britto, a proposta foi desenvolvida após discussões com profissionais da saúde e familiares de pacientes que sofrem com a condição. “Conversamos com médicas e médicos que cuidam dessas crianças no Piauí. Também ouvimos as mães dessas crianças em uma audiência pública e juntos construímos esse projeto que cria o Estatuto da Pessoa com Cardiopatia Congênita”, explicou a parlamentar.
Ainda conforme a deputada, a criação de um estatuto assegura aos pacientes o acesso à serviços necessários, além da capacitação contínua dos profissionais que prestam atendimento voltado à Cardiopatia. “Esse estatuto trata do atendimento dessas pessoas desde o nascimento até a vida adulta para que o Estado possa dar uma contribuição maior. Muitas crianças precisam de acompanhamento de outros profissionais após a cirurgia, como fisioterapeutas, além de outros procedimentos”, destacou Teresa.
A Alepi informou que a proposta aguarda parecer da Comissão de Educação, Cultura e Saúde (Cecs), e só após isso seguirá para votação no plenário.
Cardiopatia Congênita
A cardiopatia congênita é uma doença caracterizada pela má-formação na estrutura ou na função do coração e que surge ainda durante o desenvolvimento fetal. Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, cerca de 30 mil crianças nascem com a condição por ano. Desse total, aproximadamente 12 mil pacientes necessitarão de cirurgia no primeiro ano de vida.
Bairro Angelim é o mais populoso de Teresina com 43 mil habitantes, diz IBGE
Segundo informações do IBGE, o bairro concentra 5% do total da população de Teresina.Rafael Fonteles reúne mais de 200 prefeitos e discute sobre parcerias
O encontro teve como objetivo fortalecer a colaboração entre o governo estadual e as administrações municipais, com foco na implementação de políticas públicas eficientes para o estado.TJ do Piauí e Justiça Federal assinam Acordo de Cooperação Técnica
De acordo com o Tribunal de Justiça do Piauí, o acordo visa a contratação de uma equipe multidisciplinar destinada ao Núcleo de Práticas Restaurativas (NPR) da Seção Judiciária do Piauí em Teresina.Quadrinho retrata história da primeira advogada do Brasil Esperança Garcia
A HQ A Voz de Esperança Garcia conta a história da mulher escravizada que se destacou pela luta contra o racismo e por direitos humano.Magistrados do TJ-PI visitam a Casa da Mulher Brasileira de Teresina
A visita foi realizada na ultima quinta-feira (14), pela juíza Carla Lucena e o juiz João de Castro, do I Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Capital.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir