Viagora

Não há nenhuma irregularidade no Orçamento de 2023, diz Robert Rios

O vice-prefeito também esclareceu alguns pontos sobre aos aumentos de recursos para determinadas pastas.

O vice-prefeito de Teresina, Robert Rios, falou em entrevista ao Viagorasobre o Orçamento projetado para 2023 e afirmou que Dr. Pessoa, prefeito da capital, solicitou aumento de recursos para a área social que está a cargo da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi).

Diante de sua visão técnica, Robert Rios explicou que o orçamento é um planejamento a partir de estudos e projeções da prefeitura municipal que será aprimorado pelos vereadores da Câmara de Teresina, que tem como presidente da Comissão de Orçamento e Finanças, a parlamentar Elzuila Calisto.

Foto: Bruna Sousa/ViagoraVice-prefeito de Teresina, Robert Rios.
Vice-prefeito de Teresina, Robert Rios.

“Nós não vamos ter nenhum problema com orçamento. Tanto a prefeitura como a Câmara de Vereadores vamos convergir para o melhor orçamento possível para Teresina. O orçamento não é um negócio pronto, a prefeitura com seus técnicos estuda a previsão de arrecadação e projeta o orçamento, a Câmara aperfeiçoa, discute, pede explicação e nós vamos dar”, diz Rios.

Robert também esclareceu alguns pontos sobre os aumentos nos recursos para determinadas pastas. O vice-prefeito afirmou que a transferência da Guarda Municipal para a secretaria de Governo gerou um acréscimo nas verbas.

“Tudo que foi dito até agora foi porque a Câmara não foi bem explicada. Por exemplo, aumentou muito o orçamento da Secretaria de Governo, a realidade é que não aumentou nenhum centavo. Simplesmente a Guarda Municipal de Teresina saiu da Semcaspi e foi para a Secretaria de governo e acompanhou a guarda municipal o orçamento dela. Esse acréscimo na Secretaria de Governo é da guarda municipal. Você não pode deixar de pagar o vencimento dele e o salário deles. Então esse aumento na Secretaria de Governo é a Guarda Municipal”, explicou Rios.

Em relação a Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (Eturb), administrada por João Duarte, o Pessoinha, o vice-prefeito explica que a ampliação se deu devido a incorporação de duas novas funções: a aplicação de asfalto e a iluminação pública.

“Outra coisa que questionaram foi em relação a Eturb que era um órgão falido, parado. Se comprava asfalto em Fortaleza e empresas particulares que estavam na cidade. Hoje a Eturb é uma empresa operando fazendo asfalto em várias ruas de Teresina. E para a Eturb foi também a iluminação pública, quando a iluminação pública saiu da SEMDUH para ETURB levou o seu orçamento. Então esse aumento no orçamento da Eturb é devido o asfalto que ela passou a fazer, que não é feito mais pelas SAADs, nenhuma SAAD faz mais asfalto, a Semduh não faz mais asfalto, todo asfalto e a iluminação pública se concretam na Eturb. Por isso que aumentou lá o orçamento”, destaca.

De acordo com Robert Rios, a prefeitura possui um estoque de quase R$ 1 bilhão em dinheiro contratado através de empréstimos com Banco do Brasil, Banco Francês e Banco de Brasília. Além disso, o vice-prefeito destacou o viés social do prefeito Dr. Pessoa e afirmou que o mesmo pediu um aumento nesta área.

“Então por que diminuiu o orçamento da SAAD Sudeste? Porque aquelas obras que serão feitas na região Sudeste serão contratadas pelos empréstimos tomados. Nós temos agora um estoque de quase um bilhão em dinheiro contratado, empréstimo com o Banco do Brasil, empréstimo com o Banco Francês, empréstimo com o Banco de Brasília e muitas das obras da SAAD Sudeste será feita com esses empréstimos contratados. Se tem esses empréstimos contratados não precisaria ter este orçamento e crescemos o orçamento sim na área social na Semcaspi, nós precisamos Teresina ainda é a capital da fome, as pessoas tem necessidade então o Prefeito tem um viés social muito forte e Dr. Pessoa mandou aumentar essa parte social. Não há nenhuma irregularidade sobre o orçamento”, finaliza.

Facebook
Veja também