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Alunas piauienses ganham prêmio na Olimpíada da Tríplice Fronteira

De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), as redações das estudantes de Cocal dos Alves ficaram entre as 21 melhores do Brasil.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), informou que duas estudantes do Centro de Educação de Tempo Integral (CETI) Augustinho Brandão, localizado no município de Cocal dos Alves, tiveram suas redações selecionadas entre os campeões da Olímpiada da Tríplice Fronteira.

A Olimpíada da Tríplice Fronteira trata-se de uma elaboração de redação feita sobre temas alinhados com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. A ação apresenta os três pilares: O ser humano, e a vida; O ser humano e suas ferramentas a ser humano e o próximo.

Foto: Divulgação/ SEDUCEstudantes de Cocal dos Alves conquistam prêmio na Olimpíada da Tríplice Fronteira.
Estudantes de Cocal dos Alves conquistam prêmio na Olimpíada da Tríplice Fronteira.

De acordo com a Seduc, as alunas Evilyn Crystine, do 2º ano do Ensino Médio e Dandara Machado, do 3º ano, reproduziram redações que ficaram entre as 21 melhores do Brasil, das inscritas na olimpíada. Os textos foram avaliados em grau de inovação, factibilidade de implantação da proposta na sociedade e impacto socioambiental.

Conforme a professora de Língua Portuguesa, Francisca Moura, que orientou as meninas na elaboração dos textos, pontuou que a olímpiada agrega além da premiação. “A gente vê enquanto professor que participar desses eventos é abrir portas para que os nossos alunos interajam com a problemas sociais. Isso vai agregar além de premiações, quando eles participam, há uma transformação de visão, amplia a visão de mundo deles, faz com que eles tenham contato com outras realidades e construam ali um aprendizado que vai agregar na vida pessoal deles”, explica a profissional.

Ainda conforme a docente, a preparação para a produção das redações deve vir ainda no Ensino Fundamental. “Na verdade, não temos uma programação específica para olimpíadas na escola, temos sim um trabalho contínuo que inicia no sexto ano do Ensino Fundamental até o terceiro ano do Ensino Médio, onde são estimulados a produzirem textos de diversos gêneros, para que eles estejam preparados para produção da redação no Enem”, concluiu Francisca Moura.

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