Viagora

Governadora Regina Sousa recebe visita da presidente da FioCruz

A reunião com a governadora do Piauí e a presidente da FioCruz, confirmou a reafirmação das parcerias com a entidade que atua no Piauí desde 2014.

A governadora do Piauí, Regina Sousa, recebeu nessa segunda-feira (08), no Palácio de Karnak, a presidente da FioCruz, Nisia Trindade. Uma visita de cortesia e de reafirmação das parcerias com a entidade que atua no Piauí desde 2014.

De acordo com o governo do Piauí, FioCruz atua no estado por meio de universidades, instituições de pesquisa, rede assistencial e gestores do sistema de saúde. Além da governadora e a presidente da FioCruz, o secretário de Saúde, Neris Júnior, também participou da audiência.

Na reunião, Regina agradeceu o apoio em especial no momento de enfrentamento à Covid-19, onde a FioCruz manteve diálogo com as instituições federais, estaduais e municipais, exercendo atividades consultivas, de orientação e assessoria científica para ações de prevenção e de combate a Covid-19, além da proposição e execução de projetos de pesquisa envolvendo diversos segmentos interinstitucionais.

Segundo a governadora, a pandemia da Covid-19 foi um momento muito difícil, em que houve a ausência do Governo federal. “Foi um momento muito difícil em que houve também a ausência do Governo Federal. E a Fiocruz e outras instituições fizeram um papel que tinham que fazer ajudando nas pesquisas, nas estatísticas na questão das vacinas e teve uma presença muito forte no Piauí e em todo o Nordeste”, comentou.

De acordo com o governo, os projetos desenvolvidos pela FioCruz Piauí, também têm forte inserção no campo das doenças negligenciadas e da pobreza, em seus aspectos epidemiológico, clínicos e laboratoriais, estando alinhados ao cenário regional, em que as doenças infecciosas permanecem com mobilidade significativa.

Segundo a presidente da FioCruz, também foi implementado ações na área social em saúde. “Além destes, implementamos ações na área social em saúde visando a participação dos sujeitos sociais contribuindo assim no processo de democratização das políticas sociais e de saúde pública. Pesquisas biomédicas, saúde da família dentre outras”, disse.

Facebook
Veja também