Hospital de Urgência de Teresina tem aumento de 39% nos casos de AVC
De acordo com um levantamento do HUT, entre os meses de janeiro a outubro deste ano a unidade registrou 452 pacientes diagnosticados com a doença.
Nesta quarta-feira (09), o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) divulgou levantamento que aponta para um aumento em 39% dos casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC), mais conhecido como derrame, no mês de outubro deste ano, se comparado ao mesmo período em 2021.
Conforme o HUT, entre os meses de janeiro a outubro deste ano a unidade registrou 452 pacientes diagnosticados com a doença. No Brasil o AVC voltou a ser a maior causa de mortalidade em 2022, segundo dados do Portal de Transparência dos Cartórios de Registro Civil.
O diretor geral do HUT, o médico Fábio Marcos, destacou que muitos casos de AVC podem ser evitados a partir de um controle dos fatores de risco, são eles o excesso de peso, o colesterol, a hipertensão e demais aspectos.
“Estamos a ver um aumento progressivo do número de pessoas que chegam ao HUT com sintomas de AVC que em muitos casos podem ser evitados desde que sejam controlados fatores de risco como o excesso de peso, o colesterol, a hipertensão, a diabetes, cigarros e o sedentarismo”, explica o médico Fábio Marcos, diretor geral do HUT.
O HUT também faz uma alerta para que as pessoas reconheçam os sinais do AVC e se desloquem o mais rápido possível para um atendimento de emergência, procedimento de grande importância para salvar a vida das pessoas que estão no início da doença.
De acordo com o hospital, entre os sintomas que atingem os pacientes com derrame estão fraqueza, paralisia parcial ou total de um lado do corpo, alteração ou perda momentânea da visão em um dos olhos, dificuldade para falar, lábio torto, desequilíbrio, tontura e dores de cabeça persistentes.
Ainda segundo o hospital, a doença se desenvolve de forma silenciosa ao longo dos anos por conta de doenças como hipertensão, diabetes e obesidade, que são provocadas pelo consumo em excesso de sal, açúcar, gordura e o hábito de fumar. Contudo, existe também os casos genéticos e de pacientes com doenças renais crônicas que são quadros com chances de desenvolver o AVC. O HUT orientou que estes pacientes devem realizar acompanhamento de forma regular em um posto de saúde, bem como consultas de rotina, aferição da pressão arterial, glicose e exames de sangue.
Se adotadas as medidas de prevenção há a possibilidade de evitar cerca de 90% dos casos de AVC, é o que aponta o HUT. O hospital possui uma equipe multidisciplinar composta por médicos neurologistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, enfermeiros e técnicos qualificados para atendimento da doença e que estão disponíveis 24 horas por dia.
Hospital Infantil Lucídio Portella realiza ações na 7ª edição do Novembrinho Azul
Segundo o Governo Estadual, o projeto foi idealizado pelo urologista Dr. Djalma Ribeiro Costa em 2017 e se tornou uma referência em saúde preventiva para o público masculino infantojuvenil.Hospital do Mocambinho registra aumento de 151% no número de atendimentos em 2024
Segundo o Governo do Piauí, a reestruturação e modernização do Hospital do Mocambinho têm promovido um ambiente mais humanizado, focado na eficiência e no bem-estar de pacientes.Hospital Dirceu Arcoverde passa por ampla reforma em Parnaíba
o objetivo é concluir a reforma e ampliação do hospital em 2025HGV ganha Centro de Tratamento para Doenças Cardiovasculares
Segundo o Governo do Piauí, o novo Centro foi instalado no local que antigamente abrigava o Serviço de Pronto-Socorro (SPS) e conta com uma estrutura completa para atender com eficiência e rapidezSecretaria de Saúde promove ações de prevenção a diabetes no Piauí
Segundo Luciana Sena, coordenadora do Adulto e Idoso da Sesapi, a ação teve como foco o rastreamento da diabetes mellitus tipo 2 entre os servidores.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir