Viagora

Mestre Expedito morre aos 89 anos na cidade de Teresina

O pintor e escultor foi um dos nomes mais expressivos da arte santeira piauiense, com mais de 60 anos de profissão.

Nessa sexta-feira (09), familiares do pintor e escultor Mestre Expedito anunciaram o seu falecimento aos 89 anos. O artista foi um dos nomes mais expressivos da arte santeira piauiense.

Mestre Expedito nasceu em 1932 no município de Domingos Mourão e iniciou esculpiu inúmeras imagens para a arte santeira local, destacando anjos, santos e cenas biblíicas. Em 2005, foi condecorado com a Medalha do Mérito Renascença do Piauí, maior comenda concedida pelo Governo do Estado.

Confira na íntegra a nota de pesar publicada por familiares do escultor:

“É com muito pesar que comunicamos o falecimento do escultor Mestre Expedito nesta sexta-feira. Nossa família está muito consternada com a sua partida repentina.
Aos amigos informamos que o velório acontecerá a partir das 21h na Pax União, espaço " Estrela", na avenida Miguel Rosa, e segue no sábado.
Na espera de dois (dos quatro filhos) que moram em outros estados, o enterro acontecerá no domingo às 16h no cemitério "Jardim da Ressurreição”

O Governo do Estado do Piauí também emitiu uma nota lamentando a morte de Meste Expedito:

"É com profundo pesar que o Governo do Estado do Piauí lamenta o falecimento de Mestre Expedito (89 anos), ocorrido nesta sexta-feira, 9.

Mestre Expedito era um dos nomes mais expressivos da arte santeira piauiense e seu nome faz parte do catálogo entre os 45 santeiros denominados “Senhores de seu ofício: arte santeira do Piauí”. Ele foi um dos precursores da arte santeira no Piauí, foi um dos mais importantes mestres santeiros do Estado ao lado de Mestre Dezinho.

Por sua arte, Mestre Expedito foi homenageado, participou de várias exposições e colocou o Piauí em destaque na arte santeira.

Neste momento de dor, o Governo do Piauí expressa as mais sinceras condolências aos amigos e familiares desse artista que tão bem fez ao Piauí".

Facebook
Veja também