Viagora

Desembargador Oton Lustosa anuncia aposentadoria do TJ-PI

O magistrado anunciou sua aposentadoria prematura aos pares durante a última sessão do pleno deste ano.

Na manhã desta quinta-feira (15), o desembargador Oton Mário José Lustosa Torres anunciou sua aposentadoria voluntária durante a última sessão do pleno de 2022.

No início da sessão, o desembargador Oton solicitou aparte para ler um texto de sua autoria que destacava sua trajetória jurídica e ao fim comunicava sua decisão de se aposentar da posição, o que deixou seus pares surpresos.

Foto: Divulgação/ TJPIDesembargador Oton Lustosa.
Desembargador Oton Lustosa.

O desembargador Oton Lustosa, que completou recentemente 65 anos, destacou que contribuiu para a magistratura por 35 anos, quando ingresso na área em 17 de março de 1987.

“Através de processo seletivo, aos dezenove anos, fui admitido no serviço público estadual como escriturário da Fundação Projeto Piauí. Depois, por mudança na estrutura jurídica da instituição empregadora, tornei-me servidor da Universidade Federal do Piauí, onde cheguei a ocupar o cargo de advogado (hoje equivalente ao de procurador federal autárquico). Ingressei na magistratura do meu Estado em 17 de março de 1987. Estou no exercício do cargo de desembargador há nove anos e dez meses. São mais de trinta e cinco anos de ofício judicante. No cômputo geral, conto quarenta e seis anos e cinco meses no serviço público”, afirma.

O magistrado anunciou ainda que se aposentará até o fim do recesso forense e agradeceu a parceria com os amigos e companheiros que fez durante sua atuação no âmbito jurídico.

“Não me candidatei a cargo de gestão para o biênio que se finda nem para o que se inicia em 2023 porque tinha comigo a intenção de aposentar-me a qualquer dia. Pois bem. Nesta última sessão do Tribunal Pleno, deste ano de 2022, comunico aos colegas que me aposentarei voluntariamente até o fim do recesso forense, ou seja, estarei aposentado já primeiros dias de janeiro de 2023. Saio alegre do meu tribunal – não tenho motivos para insatisfações. Aqui deixo companheiros e amigos de longa jornada”, aponta.

Os desembargadores homenagearam Oton Lustosa no final da sessão e destacaram a sua contribuição ao judiciário piauiense, destacando a celeridade no julgamento dos processos e sua conduta ética.

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

TJPI

Teresina

Facebook
Veja também