Ministério Público faz audiência sobre políticas de segurança em Teresina
De acordo com o Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), a ação como objetivo encaminhar políticas públicas de segurança pública na zona sul da capital.
Na última segunda-feira (21), o Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) através do Grupo de Atuação Especial de Controle Externo da Atividade Policial (GACEP) e das 48ª e 56ª Promotorias de Justiça de Teresina, realizou uma audiência pública que teve como objetivo encaminhar políticas públicas de segurança pública na zona sul da capital.
De acordo com Rodrigo Roppi, que é Subprocurador-Geral de Justiça Administrativo do MPPI, na ação, todos os membros do Ministério Público do Estado foram colocados à disposição para ouvirem reclamações da sociedade, e tomarem providências, caso sejam necessárias.
Na ocasião, a coordenadora do GACEP, Fabrícia Barbosa, agradeceu a presença das mais de 40 lideranças comunitária, aos membros do MPPI, e aos representantes dos órgãos estaduais de segurança pública, do Município de Teresina, da Guarda Municipal de Teresina, do Tribunal de Justiça, do Tribunal de Contas do Estado, da Defensoria Pública e da Ordem dos Advogados do Brasil. Fabrícia ainda apresentou dados que experienciaram a instauração de procedimento administrativo no âmbito do GACEP, destacando o aumento da criminalidade na zona sul de Teresina, e as péssimas condições nas unidades de polícia da área.
Conforme o coordenador do Núcleo de Estatística Criminal da SSP-PI, Delegado João Marcelo Brasileiro, que apresentou um resumo da criminalidade na zona Sul, a preocupação da SSP vai além da produção de dados, priorizando a transparência junto à sociedade. A SSP-PI ainda apresentou na audiência pública o projeto-piloto “SER PAZ”, que consiste em política de proteção social balizada por parâmetros de alianças comunitárias com vistas à promoção da paz e inclusão social, através da prestação de serviços públicos.
Os líderes comunitários e moradores de bairros da zona Sul de Teresina pontuaram na audiência que a área apresenta carência no atendimento ao público, destacando as unidades de polícia civil, e principalmente da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM-SUL). A desativação de projetos como o “Cidadão Mirim” e “Pelotão Mirim” foram apontados pelos representantes dos bairros, assim como as dificuldades de acesso a unidades de polícia.
Definições
De acordo com o MPPI, ao final da audiência pública ficou definido que a Delegacia-Geral da Polícia Civil adotará as providências necessárias para a realização de cursos de capacitação permanente e continuada dos policiais civis lotados nas unidades situadas na zona sul de Teresina, que a Polícia Militar adotará as providências necessárias para o reforço das ações de policiamento de proximidade nos bairros e comunidades da zona sul, e que a Guarda Municipal de Teresina reforçará as ações de patrulhamento preventivo na zona sul de Teresina, especialmente nas imediações da quadra de esportes e da praça que divide os bairros Promorar I e II e da feirinha realizada na Avenida Transversal, entre outras medidas.
A audiência definiu ainda que ações serão realizadas para a instalação de uma unidade escolar no Residencial Torquato Neto, e para a reativação dos projetos “Pelotão Mirim”, pela PMPI, e “Cidadão Mirim”, como foi solicitado pelos moradores.
Teresina
Piauí
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI
Grupo de Atuação Especial de Controle Externo da Atividade Policial (GACEP)
Juiz manda Agespisa pagar indenização de R$ 100 mil e regularizar abastecimento em Uru
Conforme a decisão judicial, a determinação foi resultado de pedido acatado pelo juiz após ação civil instaurada pelo promotor Edgar Bandeira, através da 2ª PJ de Uruçuí.Justiça Itinerante oferece serviços gratuitos no 2º Mutirão PopRuaJud em Parnaíba
ara a analista judicial e membro da Justiça Itinerante, Robertha Sampaio, o mutirão permite que pessoas em situação de rua possam efetivar seus direitos, como o acesso à regularização cívelBombeiros do Piauí finalizam capacitação de salvamento em altura em Goiás
Segundo a CBMEPI, o curso teve a duração de 45 dias, visando especializar oficiais e praças para o planejamento, coordenação e execução de operações de salvamento em altura.Inmet emite alertas de chuvas intensas para mais de 170 municípios do Piauí
Os alertas amarelo e laranja seguem até às 10h desta terça-feira (26), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).João Mádison defende inclusão da Bíblia como tema nas escolas do Piauí
Segundo o deputado, o indicativo de projeto de lei visa incluir a temática como conteúdo complementar nas escolas da rede estadual de ensino.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir