Casos de Covid-19 apresentam estabilidade no Piauí, diz Sesapi
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior, apesar da estabilidade, as mortes causadas pelo vírus apresentaram alta.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) divulgou o Boletim Epidemiológico da 51ª semana, correspondente à 18 a 24 de dezembro, que apontou uma estabilidade nos registros de Covid-19 no Piauí. No entanto, as mortes causadas pelo vírus apresentaram alta.
De acordo com a Sesapi, a variação dos casos em duas semanas foi de 150% na 50 semana, para 8 na semana 51. Já na 49ª semana epidemiológica, o Estado registrou uma variação de 391%. Na última semana, a média móvel apresentou 389 casos.
Conforme o secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior, em relação aos óbitos causando pelas complicações da Covid-19, a variação passou de 8% nas últimas duas semanas para 64%. A média móvel de mortes pela doença ficou em 3, apresentando alta, com a comparação à semana 49ª semana que teve 02 óbitos pela doença.
“Esses números mostram que a população vem seguindo as medidas determinadas nos decretos do Governo do Estado e precisamos que os mesmos mantenham esses cuidados para que o vírus possa ser disseminado”, destacou Neris.
O Boletim constatou ainda que o Índice de Transmissibilidade da doença, em comparação aos últimos 15 dias passando de 1,54 para 0,78. Já a taxa positividade dos testes RT-PCR caiu de 36% para 27%.
O Superintendente de Atenção à Saúde e Municípios, Herlon Guimarães, destacou que a redução no número de casos é animadora.
“Significa que os nossos esforços em cumprir as medidas sanitárias estão dando resultado. E é importante concluir o esquema vacinal para que todos possamos ficar mais tranquilos em relação à doença. Por isso, pedimos que todos completem esse ciclo, principalmente aos pais e responsáveis, que levem suas crianças para serem vacinadas”, disse o superintendente.
Neris Júnior, as internações causadas pelo vírus apresentaram estabilidade, com a ocupação caindo de 80 para 27 internados. As unidades de terapia intensiva caíram de 30 para 22 pacientes.
“É muito importante mantermos o uso de máscaras e seguir todas as orientações de prevenção da doença” concluiu o secretário.
Vigilância Sanitária emite recomendação para controle de "superfungo" no Piauí
Conforme a recomendação, o superfungo pode acometer pacientes hospitalizados, causando infecções invasivas e de alta mortalidade.Sesapi realizará oficina sobre combate ao tabagismo para profissionais do SUS
De acordo com a Sesapi, a oficina ocorrerá no âmbito da campanha do Dia Mundial sem Tabaco, celebrada em 31 de maio.FMS de Teresina faz abertura da campanha de vacinação contra HPV nesta sexta
De acordo com a FMS, o evento, acontecerá na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Buenos Aires e será aberto ao público.Silvio Mendes e bancada federal se reúnem com ministro da Saúde em Brasília
O encontro teve como objetivo discutir soluções e buscar o aumento de recursos destinados à assistência em saúde na capital piauiense.Hospital do Dirceu amplia exames de tomografia e melhora atendimento em Teresina
A unidade de saúde passou de 30 para 500 exames mensais, beneficiando paciente da rede municipal da capital.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir