Viagora

"2023 será o ano D de resolutividade em Teresina", diz Dr. Pessoa

O prefeito falou também sobre as diversas obras em andamento e das áreas da saúde e educação da capital.

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, em entrevista ao Viagora, falou sobre o balanço dos primeiros anos de sua gestão na Prefeitura Municipal de Teresina e que 2023 será um ano de resolutividade.

O gestor comentou também a respeito das obras que estão sendo realizadas e dos principais obstáculos no mandato. “Nós encontramos uma administração, há mais de 30 anos, vários obstáculos em contratos, vários obstáculos, entre eles, o cofre da prefeitura vazio, com débito, em falar em débito, vários débitos em via de ser pago, débitos que já tinha que ter o compromisso para honrar, um valor astronômico, mais ou menos em torno de um bilhão em débito, e aí você vê que pegamos uma administração parada, as obras paradas, para dar continuidade, destravar com o cofre vazio, é difícil. O primeiro ano foi difícil, eu pensei que ia respirar mais aliviado no segundo ano, também uma dificuldade enorme tanto na educação, na saúde e no transporte coletivo”, disse.

Foto: Bruna Sousa/ViagoraPrefeito de Teresina, Dr. Pessoa
Prefeito de Teresina, Dr. Pessoa

Dr. Pessoa comenta que no início de seu mandato haviam diversas obras paradas que precisavam ser continuadas e outras que necessitam ser iniciadas, o prefeito conta que algumas dessas obras após terem as dívidas pendentes pagas, precisaram de uma nova licitação, pois, as empresas que estavam responsáveis por elas não desejavam mais permanecer com o contrato. O prefeito também fala que alguns dos obstáculos já foram ultrapassados e as obras que estavam paradas quando ele assumiu a gestão, agora estão sendo executadas.

“Não dá para pontuar a quantidade de obra que nós demos continuidade para resolutividade, como eu já disse, mais de 90%, todas paradas, pequenas e grandes obras, delas, quando no sanamos as dívidas, não quiseram ficar. Aí vem o segundo, o terceiro para licitar ou dar continuidade ao funcionamento administrativo, muito difícil, mas esses obstáculos, mais de 90% foram destravados, está andando, e vamos entrar no ano de 2023 com o pé realmente na estrada, completando esse destravamento quase todo e fazendo uma administração que eu costumo chamar de ano D, de completar essas obras que estavam paradas, as obras que nós criamos, e umas que nós estamos com umas concretizadas e outras em andamento e de resolutivitade em Teresina”, relatou.

Ainda sobre obras, o prefeito citou o Lagoas do Norte, que segundo o gestor, após 12 anos de negociações com o Banco Mundial, e prorrogações, não teve um quarto das obras realizadas.

“A lagoas do Norte que encontramos com 12 anos de tratativa com o Banco Mundial não tinha 1/4 feito, o que era para ser feito, já tinha prorrogado na administração anterior, e agora, eu tentei prorrogar novamente, o Banco Mundial disse ‘não, não fizeram no contrato inicial, nem na prorrogação, e consequentemente nós vamos embora’, e foram, deixaram para o prefeito em torno 80 milhões de dólares, para realizar as obras da Lagoas do Norte”, disse.

Outra obra destacada por Dr. Pessoa foi a drenagem da zona Leste para acabar com os alagamentos. O prefeito comenta que a atual gestão tem como objetivo fazer 80% dessa obra até 2024.

“Outra grande obra, a drenagem da zona Leste, aquela drenagem famosa que quando chove inunda tudo por ali, em torno de 20 anos não fizeram 1/4 das obras, e agora está nos braços da gente, com a projeção, com o objetivo de 2024, fazer mais de 80% das obras para não acontecer mais esses problemas, este ano eu sei que esse desequilíbrio com o homem com a mãe natureza é grande, mas este ano a comunidade da região Leste, vai sentir significativamente das obras que fizemos lá”, comentou.

Foto: Bruna Sousa/ViagoraPrefeito de Teresina, Dr. Pessoa
Prefeito de Teresina, Dr. Pessoa

O prefeito também afirmou que as obras da Via Sul, que ligará a zona Sul da cidade ao Centro terão mais da metade de sua extensão entregue no aniversário de Teresina em 2023, ele afirma também que serão iniciadas as construções da ponte que ligará a Zona Norte a Leste, além da continuidade a Avenida Ulisses Marques.

“Tanto as obras da (Avenida) Ulisses Marques, na zona Leste, como a ponte que integra a zona Leste com a zona Norte, tudo parado, essa nós pagamos as dívidas e estão começando ainda nesse ano. A via Sul é mais ou menos oito a dez quilômetros, parada, vamos entregar mais da metade agora, e o restante no meio do ano (2023), no aniversário de Teresina. Uma obra importantíssima integrando o Centro com a Zona Sul, até no Portal da Alegria”, explica.

Saúde e Educação

Em entrevista, o gestor também comentou a respeito do sistema de saúde de Teresina, Dr. Pessoa e declarou que ainda há uma dificuldade na área, mas que o caminho certo para vencer os obstáculos, já está sendo seguido através de uma nova ação administrativa.

“Nós estávamos com uma dificuldade enorme e continuamos ainda com uma certa dificuldade na saúde, mas também já achamos o caminho certo, estamos andando, estamos destravamos e fazendo uma nova ação administrativa na saúde municipal de Teresina”, comentou.

Ao falar sobre a educação na capital, o gestor afirmou que tem como objetivo manter a educação infantil e fundamental entre as melhores do Brasil. Além de comentar a implementação de tecnologia, e uma valorização mais do professor.

“Nós fomos no ano passado, no ensino fundamental, no ensino infantil, a melhor do Brasil, imagine para o próximo ano, em todas as escolas, irão ter computador. Todas as responsabilidades com os funcionários do ensino fundamental, progressão, promoção, e acompanhando as determinações centrais do governo federal, tudo isso nós destravamos e estamos andando com essa perspectiva de mantermos a educação infantil a melhor do Brasil. A infraestrutura, a tecnologia, acompanhando o respeito ao professor”, afirmou.

Facebook
Veja também