Construtora Executar é investigada acusada de trabalho escravo
A empresa informou que não foi notificada e que não possui nenhum contrato de obra de calçamento no município de Batalha.
O Ministério Público do Trabalho instaurou nessa segunda-feira (05), um inquérito civil em face da Construtora Executar para apurar indícios de trabalho análogo a escravidão. A portaria é assinada pelo procurador Carlos Henrique Pereira Leite.
De acordo com o órgão ministerial, os trabalhadores atuam em uma pedreira no município de Batalha, que é explorada pela construtora, e estariam em condições análogas à de escravo.
A empresa Construtora Executar LTDA cujo socio-administrador é Emanuel Vitor Lopes Cavalcante, está localizada no bairro Parque Piauí, zona Sul de Teresina e possui capital social no valor de R$ 50.000,00.
O procurador Carlos Henrique destacou no inquérito a necessidade de defesa da dignidade e cidadania do trabalhador. Além disso, o representante do MPT-PI ressaltou que a prática é tipificada como crime que ocasionada graves danos morais as vítimas.
“Considerando a tipificação criminal da redução do trabalhador à condição análoga à de escravo (CP, art. 149, caput), prática essa que, além de constituir infração a todos os direitos sociais dos trabalhadores previstos no art. 7º e respectivos incisos, da Constituição Federal, bem como à legislação trabalhista infraconstitucional, causa gravíssimos danos morais aos trabalhadores vitimados”, diz trecho do inquérito.
Outro lado
Procurada pelo Viagora, a empresa através de um representante afirmou que ainda não foi notificada sobre o inquérito e que a construtora não possui nenhum contrato de obra de calçamento no município de Batalha.
-
Promotor investiga J Monte Construções por não pagar dívida de R$ 421 mil de ICMS
A empresa foi procurada para falar sobre o assunto e informou que não deseja se manifestar no momento. -
Abrigo São Lucas recebe produtos doados pelo Imepi em Teresina
A instituição recebeu prato, espaguete, açúcar, feijão, biscoito, doces, chás, guardanapos, entre outros itens. -
Sílvio Mendes implanta ponto eletrônico para terceirizados em todos órgãos municipais
O ponto eletrônico passa a ser requisito obrigatório tanto para contratos em vigor quanto para os que forem celebrados futuramente. -
Esperantina recebe ação da Campanha Abril Laranja nesta quarta-feira
O evento acontecerá a partir das 16h, na Praça Leônidas Melo visando promover a conscientização contra os maus-tratos aos animais. -
Semec de Teresina divulga resultado da chamada pública para compra de alimentos
De acordo com a prefeitura, a lista inclui 28 proponentes habilitados para o fornecimento de alimentos a rede municipal.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir