OAB-PI fiscaliza irregularidades em postos de combustíveis em Teresina
De acordo com a Comissão de defesa do órgão, a ação de fiscalização dos valores da gasolina e do diesel ocorreu junto ao Procon Estadual e o Instituto de Metrologia do Piauí.
Na manhã desta segunda-feira (14), a Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, junto ao Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/MP-PI), promoveram fiscalização nos preços dos combustíveis em postos localizados em Teresina. O aumento dos valores foi realizado após 57 dias sem reajustes.
De acordo com a OAB-PI, a ação também ocorreu junto ao Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi), visando combater os prejuízos que foram causados no bolso do consumidor devido o reajuste dos valores anunciado pela Petrobrás.
Ainda segundo a Comissão de defesa, os novos valores dos últimos 20 dias são considerados abusivos. A medida integrada faz parte da programação do Dia Nacional do Consumidor celebrado no dia 15 de março.
O presidente da Comissão, Michael Saldanha, explicou que a OAB-PI tem o objetivo constitucional de defender os direitos do cidadão, garantindo o combate as práticas delituosas diante das instituições públicas e privadas.
“A fiscalização está acontecendo para avaliar as bombas de combustíveis, analisando se os postos estão fornecendo a qualidade adequada dos produtos, mediante o valor cobrado. A meta é estender os serviços, em parceria com os órgãos de fiscalização, para evitar que o consumidor seja lesado”, pontua Michael Saldanha.
Além disso, os órgãos responsáveis pelo monitoramento dos preços averiguaram durante o primeiro dia de análise que haviam irregularidades nos preços dos combustíveis cobrados em um posto situado no bairro Santa Maria da Codipe, zona norte da capital.
A OAB-PI ainda ressalta que a ação de controle dos valores deve ser ampliada para contemplar as regiões da zona Sul e Leste da capital nos próximos dias. Diante disso, o papel da comissão de defesa é auxiliar no processo de fiscalização dos preços abusivos, bem como orientar a população acerca do âmbito jurídico.
Além disso, o órgão também irá assegurar os direitos do consumidor que são garantidos por lei.
Prefeita Ivanária entrega 15 toneladas de peixe e cestas básicas na Semana Santa
A entrega dos peixes aconteceu durante a manhã nos bairros Conjunto Bernardo Rêgo, Pedreira, Cristo Redentor e Santa Luzia.MP investiga presidente da Alepi Severo Eulálio por contratar emrpesa sem licitação
O procedimento foi designado para o promotor de justiça Flávio Teixeira de Abreu Junior, do núcleo de Defesa do Patrimônio Público.Ministério Público do Piauí abre seleção para estagiários
As inscrições começam no dia 29 de abril e seguem até 14 de maio, com provas marcadas para o dia 29 de junho.Semana Santa: bombeiros reforçam orientações para uso de motos aquáticas no Piauí
De acordo com o governo do estado, na manhã dessta terça-feira (15), o grupamento de busca e resgate do CBMEPI realizou uma aula demonstrativaAbrigo São Lucas recebe produtos doados pelo Imepi em Teresina
A instituição recebeu prato, espaguete, açúcar, feijão, biscoito, doces, chás, guardanapos, entre outros itens.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir