Preço de frutas e verduras sobe após aumento do combustível em Teresina
Segundo Edivaldo Pereira de Freitas, dono de uma banca de frutas, tanto consumidor como o comerciante foram afetados.
Na última quinta-feira (10), a Petrobrás anunciou o reajuste nos preços da gasolina, diesel e gás de cozinha, com o aumento em decorrência dessa alta, a compra de produtos como alimentos pesou no bolso do consumidor e dos comerciantes, de acordo com os frequentadores da Nova Ceasa no bairro Parque São João, na zona Sul de Teresina.
Segundo Edivaldo Pereira de Freitas, dono de uma banca de frutas no local, os preços dos alimentos estão cada dia mais caros, o que prejudica os consumidores e comerciantes. “Como as frutas e verduras são transportadas através de caminhões e dependem do combustível, a mercadoria também aumentou. Para nós vendedores fica ruim, pois o cliente quer um preço acessível para poder revender. Com isso, está meio complicado para podermos trabalhar, eu pegava uma quantidade alta e agora tenho que pegar menos, porque ficou muito caro as coisas e tem que diminuir, para o cliente não deixar de levar, mas está tudo muito caro. Tem dias que a gente fica pensando como é que a gente vai comprar, porque todo dia é um preço diferente e só aumenta,” explica.
Ainda de acordo com o feirante, o consumidor final também deixou de adquirir vários itens.
Para a consumidora Rayssa Braga, esse aumento foi observado no valor da feira, pois mesmo comprando os mesmos itens, os valores estão ficando mais altos. Ela relata que o impacto foi sentido principalmente nas frutas e verduras como: tomate, cenoura e nas saladas ítens essenciais que tiveram que ter o consumo diminuído devido a alta.
O aumento dos alimentos afetou mesmo quem mora sozinho, como o caso do consumidor Gilmar Marques Silva, que teve que retirar vários itens importantes da lista de compras.
Conforme a comerciante Mirian Teixeira, outro fator que contribuí para esse aumento, são as chuvas, pois como alguns alimentos são sazonais, como o tomate, por causa do período chuvoso, fica escasso. Ela também relata que o consumidor reclama muito dos preços e da qualidade do produto.
Por Anna Paula Couto
-
Esperantina foi reconhecida com o Selo Ouro de Alfabetização
O selo é um reconhecimento ao esforço da gestão municipal em garantir que as crianças de Esperantina estejam alfabetizadas na idade certa, por meio de políticas públicas eficientes. -
Ministério Público do Trabalho investiga Sterlix Ambiental em Teresina
A empresa informou, através da assessoria de comunicação, que não foi notificada e reforçou seu compromisso em construir um ambiente de trabalho saudável. -
Acidente envolvendo motocicleta deixa idoso morto em Beneditinos
De acordo com informações o acidente fatal aconteceu na noite dessa quinta-feira (24). -
Semarh emite alerta de chuvas intensas no Piauí até o fim de abril
As regiões atingidas serão as microrregiões do Baixo Parnaíba e a faixa litorânea, além de municípios da microrregião de Campo Maior. -
Silvio Mendes vai enviar à Câmara projeto para criação do Fundo Municipal da Juventude
Conforme a prefeitura, o fundo vai proporcionar autonomia a SEMJUV e permitirá financiamento de projetos e organizações da sociedade civil.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir