Hospital Justino Luz de Picos já realizou 20 cirurgias neurológicas
O setor implementado em fevereiro desse ano, já realizou 20 neurocirurgias. A ação faz parte de um plano de Governo do Estado de descentralização dos serviços de alta complexidade
Na tarde de sexta (18), o Governo do Estado divulgou nota informando que o Hospital Regional Justino Luz, em Picos, com a abertura do serviço de Neurocirurgia ampliou a realização de procedimentos de alta complexidade.
Segundo o Governo do Estado, o setor implementado em fevereiro desse ano, já realizou 20 neurocirurgias. A ação faz parte de um plano de Governo do Estado de descentralização dos serviços de alta complexidade.
De acordo com o coordenador da Neurocirurgia do HRJL, o neurocirurgião Elton Bezerra, a equipe realizara procedimentos de urgências e considera positivo esse início. ““Estamos muito felizes. Já são 20 cirurgias e 124 pareceres neurocirúrgicos” explica.
Ainda segundo ele, que também coordena o serviço no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), há seis anos o HUT recebia todo e qualquer trauma neurocirúrgico do Piauí. As cirurgias bucomaxilofacial, provocadas por trauma, também recebem um parecer do setor de neurocirurgia e são realizadas por outra equipe especializada, também no Hospital de Picos.
Segundo a Diretora Geral, Genyana Leal, para oferecer o serviço o hospital passou por uma reestruturação para a criação do setor de neurocirurgia. “Fizemos uma reforma nos setores e criamos o setor da neurocirurgia que conta com três enfermarias com 12 leitos de internação clínica. O centro cirúrgico também passou por reforma e adequações para a realização das neurocirurgias. Contamos ainda com a equipe treinada para atender no setor, eles dão suporte em tempo integral para os pacientes do centro de terapia intensiva (UTI), enfermaria e também aos pacientes internados com Acidente Vascular Cerebral (AVC)”, destaca.
O presidente da Fundação Estadual Piauiense de Serviços Hospitalares, Ítalo Rodrigues, ressaltou que o Governador Wellington Dias, apostou na descentralização da saúde para levar esse serviço de alta complexidade para o interior.
Por Anna Paula Couto
-
Hospital Estadual de Esperantina realiza mais de mil atendimentos em 2024
De acordo com a Sesapi, o hospital consolidou-se como referência em cirurgias ortopédicas e traumatologia na região. -
Teresina inicia agendamento para 1ª dose vacina contra dengue nesta segunda
A FMS disponibiliza 7 mil doses no novo lote e orienta população sobre o esquema vacinal e pontos de atendimento -
FMS de Teresina faz campanha de conscientização para diagnóstico da Hanseníase
Ações incluem capacitação de agentes de saúde e busca ativa em UBSs para identificar novos casos da doença -
Sesapi recebe kits de medicamentos para atender vítimas das chuvas de Picos
Itens incluem anti-inflamatório, analgésicos e insumos hospitalares, que também podem ser destinados a outras cidades que estejam passando por estado de calamidade devido às chuvas -
Transporte Eletivo atendeu mais de 111 mil pacientes no Piauí em 2024
Com frota 23 micro-ônibus adaptados, serviço oferece transporte para pacientes entre municípios e Teresina
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir