Motoristas e cobradores de ônibus podem deflagrar greve em Teresina
De acordo com o Sintetro, os representantes da categoria reivindicam a assinatura da convenção coletiva e devem se reunir com representantes do Setut e Strans nesta quinta-feira (03).
Na próxima segunda-feira (07), os motoristas e cobradores do transporte coletivo de Teresina poderão iniciar uma nova greve reivindicando a assinatura da convenção coletiva, uma pauta recorrente nas paralizações realizadas pela categoria.
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários (Sintetro), os representantes dos motoristas e cobradores de ônibus se reuniram com o prefeito da capital, Dr. Pessoa, e devem se encontrar com representantes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) e do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut) nesta quinta-feira (03).
Ainda segundo a Sintetro, na nova reunião será discutido as pautas reivindicadas pela categoria que garantem os direitos trabalhistas dos motoristas e cobradores, como o auxílio-alimentação e plano de saúde, bem como a regularização salarial.
O SETUT emitiu uma nota de esclarecimento sobre o assunto, confira na integra:
O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT) informa que tem participado de mesas de negociações e propostas junto à Superintendência Regional do Trabalho no Piauí, buscando solucionar as demandas trabalhistas de motoristas e cobradores de ônibus. Nesse sentido, tem assegurado o piso salarial de $1941,00, e para que não surjam mais demissões de colaboradores no sistema, tem operado com uma pequena parcela da força de trabalho, por dias ou turnos de trabalho, sendo esses pagamentos legais, e ainda com a opção de jornadas compartilhadas entre nas empresas do mesmo ramo, a fim de não ocorrerem mais demissões.
Considerando que demanda de passageiros transportados ainda se encontra num patamar muito inferior ao que se via antes da pandemia, e sem poder contar com os subsídios legais e contratuais, que o poder gestor municipal já deveria estar repassando desde Jan/21, para as empresas, inclusive as gratuidades, não há condições financeiras de se discutir novos pontos para nossos colaboradores, pois o sistema ainda se encontra muito distante do que é necessário para a sua manutenção.
Os empresários seguem à disposição e abertos para o diálogo com os trabalhadores, afim de solucionar as dificuldades do setor. Destacando que o objetivo principal de ambos os lados, deve ser o atendimento das demandas dos passageiros.
Secretaria do Meio Ambiente lança 20ª fase da Operação Cerrado Vivo no Piauí
Segundo o diretor de Fiscalização Ambiental da Semarh, Major Denio Marinho, a operação foi articulada após vários alertas disparados via satélite que indicavam áreas sendo desmatadas no sul do estado.Teresina e Parnaíba recebem sistema de videomonitoramento avaliado em 31 milhões
O investimento, autorizado pelo senador Marcelo Castro por meio da Comissão de Segurança Pública do Congresso Nacional, visa fortalecer a segurança públicaProerd forma mais de 240 crianças no Sesc Cajuína em Teresina
Segundo o Governo do Piauí, o projeto é realizado pela Polícia Militar do Piauí (PM-PI), por meio do Comando de Polícia Comunitária(CPCOM).Prefeitura de Teresina tem débito de R$ 800 milhões, revela Marco Antônio Ayres
O engenheiro e futuro secretário de planejamento evidenciou que os débitos são relativos a fornecedores contratados para diversos serviços.Bombeiros e carteiros lançam Campanha Papai Noel dos Correios 2024 no Piauí
O prazo para adoção das cartinhas segue até dia 15 de dezembro, segundo os Correios.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir