Gustavo Neiva defende redução do ICMS sobre combustíveis no Piauí
O deputado estadual afirmou que o governador Wellington Dias deve apoiar a uniformização da alíquota do ICMS como estabelece a lei aprovada pelo Congresso Nacional.
Nesta quarta-feira (23), o deputado estadual Gustavo Neiva (PSB) afirmou que o governador Wellington Dias deve apoiar a uniformização da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias, Serviços e Transportes (ICMS) no país, como estabelece a lei aprovada pelo Congresso Nacional, visando reduzir os preços dos combustíveis no Piauí.
A declaração do parlamentar foi feita durante a sessão plenária na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). Segundo o deputado, o estado tem a gasolina mais cara do Brasil e é uma incongruência um dos estados mais pobres do país ter o maior preço devido a alíquota de 31% do ICMS na gasolina.
Conforme Gustavo Neiva, essa alíquota representa uma extorsão ao consumidor, pois de cada R$ 100,00, R$ 31,00 é de ICMS. “Essa conversa fiada de congelar o ICMS, como disse o governador, é uma falácia pois congelou com os preços nas alturas”, destacou.
O deputado afirmou ainda que o Sindicato dos Donos de Postos de Combustíveis enviou ofício ao governador dizendo que o Projeto de Lei 192 aprovado pelo Congresso Nacional unificou a alíquota de ICMS no Brasil.
Segundo o parlamentar, o Sindicato pediu ao governador que não judicialize o projeto de lei, “pois essa unificação vai beneficiar o Piauí porque o valor do preço do combustível vai diminuir”.
De acordo com o deputado, o Sindicato diz que o governo age de forma incorreta porque se reduzir a alíquota o Estado ganhará no volume de vendas de combustíveis, pois o Piauí é um entrocamento rodoviário e muitos caminhoneiros que cruzam o Piauí vão abastecer no Tocantins onde o diesel é mais barato.
Na ocasião, o deputado Marden Menezes (PSDB) também destacou que Governo do Piauí não deu um passo para reduzir a carga tributária dos combustíveis, o que viria a beneficiar a população, enquanto os serviços públicos não atendem as pessoas que pagam altos impostos no Estado. “O governador não fez nada para colaborar com a queda nos preços dos combustíveis”, frisou Marden.
Gustavo Neiva ressaltou que o Piauí tem a gasolina mais cara do Brasil e que o governado do estado diz que congelou o ICMS, mas não resolve a questão dos preços dos combustíveis.
Teresina
Piauí
Gustavo Neiva
Assembleia Legislativa do Estado do Piauí - Alepi
Governo do Piauí
Wellington Dias
Marden Menezes
-
"Iremos fazer uma oposição com responsabilidade", diz Dudu sobre gestão de Sílvio
O parlamentar ainda comentou sobre a reforma administrativa que foi aprovada na última semana na Câmara de Teresina. -
Assembleia Legislativa do Piauí votou 786 matérias no ano de 2024
Além das matérias legislativas, a Alepi informou que realizou ações que envolveram jovens, animais e entidades da sociedade civil. -
Vamos trabalhar junto com Sílvio fazendo parcerias administrativas, diz Rafael
O governador ressaltou a importância de trabalhar de forma integrada com Sílvio Mendes visando proporcionar políticas públicas de relevância para os teresinenses. -
Pedro Alcântara diz que recorreu da decisão que desaprovou suas contas eleitorais
Segundo o jornalista, o julgamento do recurso apresentado ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) deve ocorrer até o dia 02 de março e o relator designado foi o Dr. Nazareno. -
Enzo Samuel diz que vai dialogar com todos os partidos sobre eleição da Câmara
O parlamentar também falou sobre o Partido dos Trabalhadores (PT) que manifestou seu interesse em reivindicar o nome de Deolindo Moura para a vice-presidência da Casa.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir