Promotor investiga irregularidades em obra da Prefeitura de Elesbão Veloso
Conforme o Ministério Público do Piauí (MPPI), o inquérito foi aberto após análise de arquivos de uma Notícia Fato.
Na última quinta-feira (24), o promotor de Justiça, José William Pereira Luz, instaurou um inquérito civil público com o objetivo de apurar a legalidade da contratação de uma empresa para execução de pavimentação em paralelepípedo pelo município de Elesbão Veloso. A cidade é administrada pelo prefeito Rafael Barbosa.
Conforme o Ministério Público do Piauí (MPPI), o inquérito foi aberto após análise de arquivos de uma Notícia Fato, onde continham imagens de operários em algumas ruas enquanto realizavam serviços de manutenção da pavimentação.
No entanto, segundo o MPPI, nas fotos, foi observado que os serviços se limitavam apenas a recuperar locais onde já havia pavimentação, usando as próprias pedras que já estavam no local, indicando que não houve a aquisição de novos insumos, especialmente pedras de paralelepípedo.
Ainda de acordo com o órgão ministerial, não foi possível localizar os trabalhadores cadastrados em nome da empresa contratada, Bartolomeu A. de Sousa – EPP, bem como foi constatado que a mesma não possuía canteiro de obras.
Após essa averiguação, segundo o MPPI, há indícios que a execução das obras de recuperação e construção é realizada diretamente pela secretaria de obras, com uso indevido da empresa contratada apenas como fornecedora das notas fiscais para fins de prestação de contas.
O representante do MPPI também averiguou que o município não possui indicações de ruas que seriam beneficiadas com a pavimentação no projeto executivo da empresa. No documento consta apenas anexo do mapa da zona urbana, o que segundo órgão dificulta a fiscalização e verificação da obra.
Conforme o MPPI, a Secretaria de Transporte do Estado do Piauí (SETRANS) contratou outra empresa para realizar obras também em Elesbão Veloso, sob um valor de dois milhões e meio de reais. Porém, não foi verificada a realização da obra. Dessa forma, o Promotor destaca que há a preocupação de haver uma possível sobreposição de obras pelas duas empresas.
O representante do Ministério Público determinou a expedição de ofício à Secretaria Municipal de Obras de Elesbão Veloso e à empresa Bartolomeu A. de Sousa, requisitando os nomes dos responsáveis pela execução das obras; a especificação das ruas que serão beneficiadas com obras de recuperação ou início da pavimentação; e o nome dos engenheiros responsáveis pela fiscalização de obra, bem como dos responsáveis pelo canteiro de obra.
Outro lado
OViagora procurou o gestor para falar sobre o assunto, mas até o fechamento da matéria o prefeito não foi localizado. O espaço permanece aberto para esclarecimentos.
Mais de 500 vagas de emprego são ofertadas para cinco municípios do Piauí
Os interessados devem se apresentar na sede do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e realizar o cadastro, para depois receber a carta de encaminhamento.Prefeitura de Esperantina inicia operação emergencial de recuperação asfáltica
Os trabalhos já estão em andamento em áreas estratégicas da cidade, priorizando os locais mais prejudicados.Audiência pública discute problema de abastecimento de água em Esperantina
O evento, que contou com participação popular, reuniu autoridades, representantes da AGESPISA, lideranças comunitárias e moradores no plenário da Casa Legislativa.Sesapi receberá mais de dez mil oxímetros da Receita Federal nesta sexta
A cerimônia de entrega acontecerá às 8h30, no auditório da Delegacia da Receita Federal,Governo do Piauí autoriza 30 servidores a participarem de Missão Educacional em Singap
Os servidores da Secretaria de Estado da Educação do Piauí ficarão afastados de suas atividades sem prejuízo da remuneração do seu cargo efetivo, da função comissionada ou do cargo em comissão.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir