Ministério Público discute situação de crianças internadas no HUT e HILP
Segundo o MPPI, essas crianças estão internadas há bastante tempo com doenças crônicas e são de outros municípios.
Na manhã da última quinta-feira (07), o Ministério Público do Piauí (MPPI), por meio da 29ª Promotoria de Justiça de Teresina, realizou audiência extrajudicial com representantes da Fundação Municipal de Saúde (FMS), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e dos Hospitais Infantil “Lucídio Portela” (HILP) e o de Urgência de Teresina (HUT), para dar continuidade ao acompanhamento dos casos de crianças internadas nessas duas unidades de saúde há bastante tempo, em razão de doenças crônicas.
De acordo com o MPPI, o objetivo da audiência é acompanhar a evolução do estado clínico de cada uma dessas crianças, assim como avaliar a possibilidade do tratamento de saúde em seus municípios de origem. Isso possibilita que a família não precise se deslocar até a capital para acompanhar seus filhos.
Segundo o MP, os dois primeiros casos analisados foram o de duas crianças que residiam no município de União e estão internadas no HUT e no HILP. Para contribuir com a solução dos casos foram convidados a Promotora de Justiça Sílvia Reis, titular da 2ª Promotoria de Justiça de União, e o diretor do hospital municipal de União, Danilo Soares.
Conforme o órgão ministerial, na ocasião ficou acordado que a Promotora de Justiça iniciará tratativas com as autoridades de saúde de União para verificar a possibilidade do município acolher e realizar o tratamento das crianças. Os representantes da FMS e da Sesapi se colocaram à disposição para fornecer toda a orientação técnica e médica necessárias a assistência às duas crianças.
A Promotora Sílvia Reis disse que deverá instaurar o procedimento administrativo para acompanhar os casos. Além disso, durante o encontro de trabalho, a titular da 2ª PJ de União pediu às equipes médicas do HILP e do HUT dados sobre o quadro clínico e as ações para os cuidados desses pacientes.
Ainda segundo o MPPI, o Promotor de Justiça Eny Pontes também conversou com representantes do HUT, do HILP, da FMS e da Sesapi sobre as demais crianças. O titular da 29ª PJ de Teresina recebeu relatórios sobre o quadro clínico, bem como explicações sobre os cuidados que são adotados em cada caso.
O Ministério Público informou que uma nova reunião será promovida em no dia 09 de junho para reavaliar a situação das crianças que ainda estiverem hospitalizadas no HUT e no HILP.
Teresina
Piauí
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI
Hospital Infantil Lucídio Portela
Hospital de Urgência de Teresina - HUT
Secretaria de Estado da Saúde - Sesapi
Fundação Municipal de Saúde - FMS
Governador Rafael Fonteles visita áreas atingidas pelas chuvas em Picos
A visita ocorreu nessa terça-feira (21), onde Rafael reforçou que o foco do Governo do Estado é acelerar o atendimento às famílias afetadas e a reconstrução das áreas urbana e rural da cidade.Prefeitura de Esperantina reúne agricultores familiares para compra da merenda escolar
O encontro ocorreu nessa terça-feira (21), no auditório da Secretaria Municipal de Educação, na cidade EsperantinaTeresina inicia estudo para implantação de ônibus elétricos no transporte público
De acordo com a Prefeitura, o projeto busca modernizar a mobilidade urbana; a expectativa é de que os primeiros ônibus elétricos comecem a circular em 2026Prefeitura de Teresina nomeia 311 professores aprovados no concurso da Semec
A nomeação, autorizada pelo prefeito Silvio Mendes, foi assinada pelo secretário Ismael Silva e publicada no Diário Oficial do Município.PM retoma Clube de Corrida para promover saúde física e mental dos policias
De acordo com a Polícia Militar, a inciativa busca melhorar a qualidade de vida de policiais e seus familiares.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir