Penitenciária Irmão Guido será laboratório de ressocialização
Segundo a Governadora, é preciso aprimorar as estratégias de preparação para reinserção do reeducando na sociedade
Nessa quarta-feira (13), a Governadora Regina Sousa apresentou uma proposta para tornar a Penitenciária Irmão Guido, um laboratório de boas práticas de ressocialização de apenados. O projeto foi apresentado em reunião com a Secretaria de Justiça (Sejus), Conselho Penitenciário e o Conselho de Direitos Humanos e Defensoria Pública Criminal.
Segundo a Governadora, é preciso aprimorar as estratégias de preparação para reinserção do reeducando na sociedade.
“Eu escuto muito que pessoas saíram do presídio pior do que entraram. Precisamos reverter isso através do trabalho, de capacitação”, ressaltou.
Segundo o Governo, a ideia surgiu após uma visita de Regina Sousa à Penitenciária Irmão Guido, onde reconheceu um projeto de Agricultura Sintrópica, uma forma de cultivo que preserva o meio ambiente e as características naturais da região. Lá já houve colheita de milho, feijão, macaxeira, maxixe, abóbora e quiabo. A produção é consumida na própria unidade pela comunidade carcerária.
De acordo com o Governo, um grupo de trabalho foi criado para pensar outras alternativas a serem aplicadas no sistema prisional. A Penitenciária Irmão Guido servirá como projeto-piloto. Lá já houve colheita de milho, feijão, macaxeira, maxixie, abóbora e quiabo. A produção é consumida na própria unidade pela comunidade carcerária.
“Vamos usar a Irmão Guido como projeto-piloto, para depois disseminar nas outras unidades no sistema as práticas testadas, com resultados satisfatórios”, disse o Secretário de Justiça, Carlos Edilson.
Conforme o Governo do Estado, o sistema prisional piauiense é composto por 17 unidades que abrigam 5.281 presos.
Teresina
Piauí
Governo do Piauí
Regina Sousa
Penitenciária Regional Irmão Guido
-
Fapepi lança edital de R$ 1 milhão para apoiar eventos no Piauí
A iniciativa busca promover eventos presenciais e semipresenciais de relevância científica, tecnológica e artística no estado -
Reforma do CETI Desembargador Pedro Sá será entregue em Oeiras
O CETI Desembargador Pedro Sá, atende 378 alunos e oferta turmas em diversas modalidades. -
Semarh entrega 5 toneladas de ração para cães e gatos em Picos
A cerimônia ocorrerá na nesta quinta-feira (23), no Centro de Educação Ambiental (CEA), e contará com o apoio da Associação Piauiense de Proteção Animal (APIPA) e da Prefeitura de Picos. -
Rafael abre programação do 202º aniversário da adesão do Piauí à Independência
Após as celebrações o culto e da missa, Rafael Fonteles fez a entrega da Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença. -
Piauí apresenta projeto inovador de inteligência artificial na Bett Show 2025
De acordo com a pasta, o programa piauiense, que integra o currículo do 9º ano do Ensino Médio, já beneficia mais de 120 mil estudantes..
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir