FMS capacita profissionais das UBS para o manejo de sarampo
Segundo a gerente de epidemiologia da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Amparo Salmito, fala que o retorno da doença pode estar ligado a baixa cobertura vacinal no País.
Nesta terça-feira (26), Enfermeiros e Médicos das Unidades Básica de Saúde (UBS) de Teresina, recebem capacitação para atualizar os conhecimentos sobre o sarampo.
Segundo a gerente de epidemiologia da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Amparo Salmito, o retorno da doença pode estar ligado a baixa cobertura vacinal no país. “Em 2016 nós recebemos o certificado de país livre do sarampo, mas dois anos depois foi detectado um novo caso da doença. Isso acontece porque as coberturas vacinais estão baixas em todo o Brasil, o que faz aparecerem pessoas suscetíveis, e com a entrada pessoas de fora no país trazendo o vírus, disseminou o sarampo novamente”, disse a gerente da FMS.
De acordo com a FMS, outra medida que está sendo feita pelos profissionais é a prevenção, completando e atualizando o cartão de vacina desde o inicio de abril dos profissionais de saúde. Segundo a diretora de Atenção Básica da FMS, Nádia Spíndola, nos próximos dias será realizado um dia D de vacina contra o sarampo. “No último sábado (23) fizemos uma mobilização nas UBS da zona Norte, e no próximo (30) vamos promover o dia D da campanha em toda a cidade, que será feita junto com a gripe”, informou a diretora.
Ainda de acordo com a FMS, o objetivo da campanha é a vacinação de crianças que estão completando o esquema vacinal, que prevê duas doses de vacina contra o sarampo, uma dose de tríplice viral (aos 12 meses de idade) e uma dose de tetra viral aos 15 meses de idade. Os adultos que não completaram o esquema vacinal quando crianças também serão público-alvo da campanha.
Deputado Henrique Pires será homenageado nesta segunda pelo TJ Piauí
A solenidade ocorrerá nesta segunda-feira (25), no auditório do Palácio da Justiça, em TeresinaPromotor investiga prefeitura de Capitão de Campos por pagar salário abaixo do mínimo
De acordo com a promotoria, uma manifestação anônima informou que os profissionais recebem menos de um salário-mínimo e não possuem o benefício da insalubridade.PMPI é premiada pelo Conselho Nacional do Ministério Público por inovação
A premiação ocorreu na última sexta-feira (22), pela iniciativa "Controle e Rastreabilidade de Material Bélico da PMPI".Mais de 200 beneficiadas recebem o pagamento de novembro da bolsa estudantil no Piauí
Segundo o secretário da Educação, o objetivo do programa é proporcionar qualificação profissional abrindo caminhos para que as mulheres mudem suas realidades.PM do Piauí recebe prêmio do Conselho Nacional do Ministério Público
A solenidade ocorreu no auditório do CNMP, em Brasília, e premiou o projeto desenvolvido pela PM-PI em parceria com o Ministério Público do Piauí (MPPI).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir