Viagora

Assinada ordem de serviço para rebaixamento da Avenida João XXIII

A ordem de serviço para a obra foi assinada hoje, em Brasília, pelo ministro Marcelo Sampaio, da Infraestrutura.

Nesta terça-feira (24), foi assinada a ordem ao projeto de rebaixamento da Avenida João XXIII onde irá sair do papel. O projeto que está orçado em R$ 42 milhões tem como finalidade acabar com os engarrafamentos e garantir a fluidez do tráfego no entroncamento das avenidas João XXIII com Zequinha Freire. 

A assinatura do documento contou com a presença do Ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira e do Senador Elmano Férrer (PP/PI) que está à frente do projeto; e de outros parlamentares do estado, além do general Santos Filho, diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

Foto: Divulgação/ASSCOMEvento para assinatura de ordem de serviço.
Evento para assinatura de ordem de serviço.

De acordo com o senador, Elmano Férrer, para dá início as obras já foram asseguradas do governo federal cerca de R$ 19,6 milhões. “Estamos trabalhando para garantir todos os recursos necessários para a conclusão do projeto. Neste sentido, conto com o apoio do Presidente Jair Bolsonaro e do ministro Ciro Nogueira. E também devo um agradecimento ao ex-ministro Tarcísio de Freitas, que se empenhou pela concretização desta obra”, comenta o parlamentar.

O Ministro, Marcelo Sampaio, destacou durante a fala outras obras em andamento no Piauí, como a integração do viaduto do Mercado do Peixe e a duplicação da BR 343, de Teresina a Altos. Além da terceira faixa da BR – 316 em Picos. "E, no dia 6 de junho, estarei em Teresina, ao lado do senador Elmano, para inaugurar mais um trecho de 5km da duplicação da BR-316", avisa o ministro.

Sobre a obra

A obra se trata do conjunto de contornos Rodoviários de Teresina se tratando do maior complexo de obras de mobilidade urbana da história da capital piauiense. A execução destas obras é de responsabilidade do Dnit. O engenheiro Ribamar Bastos, superintendente do órgão no estado, diz que, no caso do rebaixamento da João XXIII, o prazo para a conclusão do projeto é de 24 meses. E ele defende a necessidade da obra: “Em 2018, 22 mil carros passavam diariamente pelo balão da Ladeira do Uruguai. Agora, são mais de 30 mil veículos/dia. O aumento acelerado na circulação de veículos gerou graves problemas, que precisamos resolver”, sentencia Bastos.

Aumento da frota e Expansão Imobiliária:

O Senador destaca sobre o crescimento da rota de veículos na capital e surgimento de condomínios residenciais de grande porte onde ocorre impacto significativo no trânsito da região. “A gente observa a expansão imobiliária ao longo da Avenida João XXII, com o surgimento de vários condomínios residenciais de grande porte nos últimos anos. Isso tem um impacto significativo no trânsito da região”, pontua Elmano Férrer.

Por Isadora Cavalcante

Facebook
Veja também