Promotoras fazem audiência sobre reajuste dos professores em Demerval Lobão
A audiência foi conduzida pela promotora Rita de Cássia de Carvalho e teve auxílio da promotora de Justiça Flávia Gomes.
Nessa terça-feira (14), o Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio da Promotoria de Justiça de Demerval Lobão, realizou audiência virtual para tratar sobre o pagamento do reajuste do piso salarial dos professores do município.
A audiência foi conduzida pela promotora de Justiça Rita de Cássia de Carvalho Rocha Gomes de Souza e teve auxílio da promotora de Justiça Flávia Gomes, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e Cidadania (CAODEC). Representantes da prefeitura de Demerval Lobão e do Sindicado dos Servidores Públicos de Demerval Lobão (Sindel) também participaram desse momento.
De acordo com o presidente do Sindel, o professor Josivaldo Martins, os cálculos demonstram que o município tem plenas condições de realizar o pagamento do reajuste do piso salarial estabelecido pelo Governo Federal, em janeiro, no valor de 33,24%. A Câmara Municipal aprovou, em fevereiro deste ano, o reajuste salarial de 20,99% para a categoria.
O órgão ministerial informou que a categoria já esteve em reunião com a Comissão da Prefeitura para abordar sobre o projeto de Lei aprovado pelos vereadores e pautar as demandas reivindicadas pelos professores. No entanto, não obteve êxito, e solicitou apoio do MPPI na mediação das tratativas com vistas ao cumprimento do reajuste estabelecido pelo Governo Federal.
Conforme o MPPI, os representantes da prefeitura ressaltaram que o município não possui condições para fazer o pagamento fixado nacionalmente.
Ainda segundo o Ministério Público, a Assessoria Jurídica do Sindel averiguou que o município recebe o suficiente para fazer o pagamento da folha.
A promotora Flávia Gomes, avaliou que de acordo com os dados apresentados pelo sindicato, existe uma margem para negociação do reajuste solicitado pela categoria. Ainda destacou que a valorização do magistério passa pelo pagamento do piso estabelecido pela lei.
A titular da promotoria de Justiça de Demerval lobão, Rita de Cássia Gomes, informou que o seguimento das tratativas, sem prejudicar o calendário escolar vigente, é fundamental no contexto educacional de retomada das aulas. As representantes colocaram-se à disposição para o processo de negociação.
Por: Bruna Sousa
Mais de 500 vagas de emprego são ofertadas para cinco municípios do Piauí
Os interessados devem se apresentar na sede do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e realizar o cadastro, para depois receber a carta de encaminhamento.Prefeitura de Esperantina inicia operação emergencial de recuperação asfáltica
Os trabalhos já estão em andamento em áreas estratégicas da cidade, priorizando os locais mais prejudicados.Audiência pública discute problema de abastecimento de água em Esperantina
O evento, que contou com participação popular, reuniu autoridades, representantes da AGESPISA, lideranças comunitárias e moradores no plenário da Casa Legislativa.Sesapi receberá mais de dez mil oxímetros da Receita Federal nesta sexta
A cerimônia de entrega acontecerá às 8h30, no auditório da Delegacia da Receita Federal,Governo do Piauí autoriza 30 servidores a participarem de Missão Educacional em Singap
Os servidores da Secretaria de Estado da Educação do Piauí ficarão afastados de suas atividades sem prejuízo da remuneração do seu cargo efetivo, da função comissionada ou do cargo em comissão.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir