Piauí registra novo aumento de casos de dengue e chikungunya
O Secretário de Estado da Saúde, Néris Júnior, aponta que os números presentes nos boletins epidemiológicos da Sesapi são preocupantes
O novo boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), referente a 24° semana epidemiológica do ano, aponta que o estado apresenta um aumento de 734,8% nos casos de dengue em relação ao mesmo período do ano passado. O estado apresentou ainda uma redução de 15,4% de novos casos de Zika e um aumento de 5.605,4% dos casos de Chikungunya.
Segundo a secretaria, no total, foram notificados 15.119 casos prováveis de dengue em 2022 contra 1.811 notificações no mesmo período de 2021. Sobre a Zika, foram registradas 11 notificações em 04 municípios durante as 24 semanas epidemiológicas de 2022 contra 13 notificações em 07 municípios no mesmo período em 2021. O boletim mostra ainda que Amarante; Campo Maior; Parnaíba e Teresina são os municípios com maior incidência de Zika.
De acordo com os dados da Sesapi, no que se refere a Chikungunya, o estado registrou 6.333 notificações de casos prováveis nas 24 semanas epidemiológicas de 2022, enquanto que no mesmo período de 2021 foram apenas 111 notificações. Monsenhor Hipólito; Vila Nova do Piauí; Simplício Mendes; Alagoinha do Piauí e Patos do Piauí são os cinco municípios com maior incidência da doença. O óbito por Chikungunya, apesar de confirmado, ainda não entrou no sistema.
O Secretário de Estado da Saúde, Néris Júnior, aponta que os números presentes nos boletins epidemiológicos da Sesapi são preocupantes e que para que ocorra uma redução de casos é preciso que todos cumpram o seu papel na prevenção da doença. “Ainda estamos enfrentando uma pandemia da Covid-19 e ao mesmo tempo nosso estado tem apresentado grande aumento de casos tanto de dengue como Chikungunya, o que precisamos agora é da cooperação da população para nos ajudar no enfrentamento a essas doenças.
Segundo levantamentos da equipe de epidemiologia, mais de 80% dos criadouros dos mosquitos são identificados em ambientes domésticos.
“Se tivermos essa atuação conjunta do poder público e da população, poderemos finalmente reverter esse quadro de aumento de casos que o estado vem identificando a cada mês”, explicou o secretário.
Por: Thuanne Carvalho
-
Sesapi faz 80 atendimentos com Caminhão da Mamografia no Dia da Mulher
Mulheres do Parque Piauí puderam realizar o exame de mamografia gratuitamente no CSU, como parte da ação de prevenção ao câncer de mama. -
Sesapi finaliza atividade de Carnaval 2025 no município de Barras
Segundo a Sesapi, a equipe realizou a testagem para HIV, sífilis e hepatites, distribuiu materiais informativos e ofereceu métodos de prevenção contra as ISTs. -
Foliões realizam testagem rápida para ISTs durante Carnaval em Bocaina
A ação ofereceu testes para HIV, sífilis e hepatites, além da distribuição de preservativos e material informativo. -
Programa 60+ chega a mais quatro bairros de Teresina
O programa já é realizado em outros bairros da cidade, e será ampliado para o Dirceu, Alto da Graça, Monte Castelo e São João. -
Crianças internadas no HUT ganham festa de carnaval
A festinha aconteceu na brinquedoteca do hospital com os pacientes liberados pela equipe médica para participar do momento de diversão.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir