Macaco "Chico" passa por reabilitação no Bioparque Zoobotânico
O macaco viralizou nas redes sociais com um vídeo 'amolando' uma faca na cidade de Corrente.
Recentemente, no dia 23 de junho, nas redes sociais, viralizou vídeos de um macaco, que atende pelo nome de “Chico”. Segundo relatos, o primata estava há mais de uma semana realizando "traquinagens" ao invadir casas, furtar objetos e até ‘amolar’ uma faca no município de Corrente, no interior do Piauí.
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) realizou a captura do animal juntamente com o IBAMA e a Universidade Federal do Piauí (UFPI) responsáveis pelas condições de saúde. ‘Chico’, foi levado ao Bioparque Zoobotânico, localizado na Zona Leste de Teresina, para passar por uma reabilitação a vida selvagem.
AoViagora o diretor do Bioparque, Luciano Monteiro, relembra do vídeo viral e ressalta sobre os traumas causados da criação ilegal tanto para os animais como para os humanos. “Muito provavelmente esse animal é fruto de tráfico de animal então ele deve ter fugido ou alguém o abandonou. A grande questão é essa, esse animal nunca deveria ter saído do ambiente natural dele. Então porque ele foi tirado e em como ele foi tirado, precisamos focar nisso.”
Ainda sobre a reiteração do primata, Luciano explica: “No vídeo mostra ele com a faca, mas porque ele estava com a faca? Talvez quem o criasse utilizava dessa ferramenta e ele viu. O macaco é um animal naturalmente curioso. E hoje ele irá passar por todo um processo de interação a uma família para poder ser reintroduzido a natureza. É feito toda uma pesquisa nesse local de soltura para que ele possa prosperar na região.”
O veterinário do local, Alexandre, alerta sobre o tráfico ilegal de animais e fala sobre o tratamento de ‘Chico’ no BioParque.
“O Chico, é um macaco prego comum como chega normalmente oriundo de denúncias porque o pessoal continua insistindo em criar animal silvestre em fundo de quintal. Macaco prego é um animal que chega a ser agressivo e seu ataque pode causar lesões irreversíveis. As pessoas compram o filhote bonitinho mas quando eles chegam na idade de reprodução o animal fica valente.”
Teresina
Piauí
Instituto Brasileiro do Meio Ambiente - Ibama
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)
Teresina
BioParque Zoobotânico
Bairro Angelim é o mais populoso de Teresina com 43 mil habitantes, diz IBGE
Segundo informações do IBGE, o bairro concentra 5% do total da população de Teresina.Rafael Fonteles reúne mais de 200 prefeitos e discute sobre parcerias
O encontro teve como objetivo fortalecer a colaboração entre o governo estadual e as administrações municipais, com foco na implementação de políticas públicas eficientes para o estado.TJ do Piauí e Justiça Federal assinam Acordo de Cooperação Técnica
De acordo com o Tribunal de Justiça do Piauí, o acordo visa a contratação de uma equipe multidisciplinar destinada ao Núcleo de Práticas Restaurativas (NPR) da Seção Judiciária do Piauí em Teresina.Quadrinho retrata história da primeira advogada do Brasil Esperança Garcia
A HQ A Voz de Esperança Garcia conta a história da mulher escravizada que se destacou pela luta contra o racismo e por direitos humano.Magistrados do TJ-PI visitam a Casa da Mulher Brasileira de Teresina
A visita foi realizada na ultima quinta-feira (14), pela juíza Carla Lucena e o juiz João de Castro, do I Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Capital.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir