Macaco "Chico" passa por reabilitação no Bioparque Zoobotânico
O macaco viralizou nas redes sociais com um vídeo 'amolando' uma faca na cidade de Corrente.
Recentemente, no dia 23 de junho, nas redes sociais, viralizou vídeos de um macaco, que atende pelo nome de “Chico”. Segundo relatos, o primata estava há mais de uma semana realizando "traquinagens" ao invadir casas, furtar objetos e até ‘amolar’ uma faca no município de Corrente, no interior do Piauí.
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) realizou a captura do animal juntamente com o IBAMA e a Universidade Federal do Piauí (UFPI) responsáveis pelas condições de saúde. ‘Chico’, foi levado ao Bioparque Zoobotânico, localizado na Zona Leste de Teresina, para passar por uma reabilitação a vida selvagem.
AoViagora o diretor do Bioparque, Luciano Monteiro, relembra do vídeo viral e ressalta sobre os traumas causados da criação ilegal tanto para os animais como para os humanos. “Muito provavelmente esse animal é fruto de tráfico de animal então ele deve ter fugido ou alguém o abandonou. A grande questão é essa, esse animal nunca deveria ter saído do ambiente natural dele. Então porque ele foi tirado e em como ele foi tirado, precisamos focar nisso.”
Ainda sobre a reiteração do primata, Luciano explica: “No vídeo mostra ele com a faca, mas porque ele estava com a faca? Talvez quem o criasse utilizava dessa ferramenta e ele viu. O macaco é um animal naturalmente curioso. E hoje ele irá passar por todo um processo de interação a uma família para poder ser reintroduzido a natureza. É feito toda uma pesquisa nesse local de soltura para que ele possa prosperar na região.”
O veterinário do local, Alexandre, alerta sobre o tráfico ilegal de animais e fala sobre o tratamento de ‘Chico’ no BioParque.
“O Chico, é um macaco prego comum como chega normalmente oriundo de denúncias porque o pessoal continua insistindo em criar animal silvestre em fundo de quintal. Macaco prego é um animal que chega a ser agressivo e seu ataque pode causar lesões irreversíveis. As pessoas compram o filhote bonitinho mas quando eles chegam na idade de reprodução o animal fica valente.”
Teresina
Piauí
Instituto Brasileiro do Meio Ambiente - Ibama
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)
Teresina
BioParque Zoobotânico
Estudante da rede estadual aos 52 anos assina RG pela primeira vez em Jaicós
A conquista foi tão significativa que, assim que aprendeu a escrever seu nome, Dona Domingas foi até o Instituto de Identificação na Prefeitura de Jaicós.19ª Semana Nacional da Conciliação acontece até dia 8 de novembro no Piauí
A conciliação é um método eficaz que busca restaurar as relações sociais das partes envolvidas, promovendo um acordo amigável e rápido.Iaspi Saúde realiza três mil consultas odontológicas no Piauí
De janeiro a setembro, a Odontologia do Iaspi Saúde realizou 121.622 exames e 27.793 consultas.Teresina e Parnaíba registram queda de 50% e 60% nas mortes violentas, diz SSP-PI
Segundo os dados, Teresina registrou 22 dias sem homicídios durante o mês passado em Parnaíba, a queda foi ainda mais expressiva, com um recuo de 60%, passando de 13 ocorrências.Estudantes de Itainópolis conquistam prêmio nacional com projeto de biodigestor
A pesquisa premiada na Feira Brasileira de Iniciação Científica usa biodigestores para explorar fermentação e consciência ambiental.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir