Ministério Público desenvolve projeto sobre conflitos domésticos em Picos
De acordo com o MPPI, o projeto consiste em encontros quinzenais com mulheres que possuem medidas protetivas de urgência.
Na última sexta-feira (15), o Ministério Público do Estado do Piauí por meio da 8ª Promotoria de Justiça de Picos, realizou um encontro do projeto “Círculo Lilás. A iniciativa tem como objetivo a intervenção, em casos de conflitos domésticos no município de Picos.
A promotora de Justiça e idealizadora da ação, Romana Leite Vieira, detalha sobre a intervenção. Ela destaca que a medida protetiva se mantém e que o acordo firmado buscará solucionar apenas os conflitos paralelo ao processo judicial.
“Obtivemos na última semana o primeiro acordo em um caso que envolvia pensão alimentícia e guarda, que segue agora para homologação judicial. Sabemos que a Lei Maria da Penha permite que, além do distanciamento, sejam promovidas para resguardar as mulheres. Nosso objetivo é evitar que, por conta de um conflito, novos problemas surjam e que isso resulte em violência”, disse.
De acordo com o MPPI, o projeto consiste em encontros quinzenais com mulheres que possuem medidas protetivas de urgência. O processo inicia com o encaminhamento dos casos feitos pela Polícia Civil ou 4ª Vara da Comarca de Picos. São realizados atendimentos individualizados, através de uma escuta humanizada, e em outro momento, apenas com o agressor para a viabilização de acordo.
Ainda de acordo com o MPPI, as mulheres recebem suporte de transporte do município para se deslocarem à sede do Ministério Público em Picos, onde é desenvolvido o projeto. A advogada Wilka Lucas Cavalcante é a facilitadora da inciativa, e conta com a parceria do Tribunal de Justiça, por meio da 4ª Vara da Comarca de Picos, da Defensoria Pública da Polícia Civil e da Ordem dos Advogados do Brasil - Secção Piauí.
Picos
Piauí
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI
Violência
Coordenadoria de Estado de Políticas para as Mulheres
Mais de 500 vagas de emprego são ofertadas para cinco municípios do Piauí
Os interessados devem se apresentar na sede do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e realizar o cadastro, para depois receber a carta de encaminhamento.Prefeitura de Esperantina inicia operação emergencial de recuperação asfáltica
Os trabalhos já estão em andamento em áreas estratégicas da cidade, priorizando os locais mais prejudicados.Audiência pública discute problema de abastecimento de água em Esperantina
O evento, que contou com participação popular, reuniu autoridades, representantes da AGESPISA, lideranças comunitárias e moradores no plenário da Casa Legislativa.Sesapi receberá mais de dez mil oxímetros da Receita Federal nesta sexta
A cerimônia de entrega acontecerá às 8h30, no auditório da Delegacia da Receita Federal,Governo do Piauí autoriza 30 servidores a participarem de Missão Educacional em Singap
Os servidores da Secretaria de Estado da Educação do Piauí ficarão afastados de suas atividades sem prejuízo da remuneração do seu cargo efetivo, da função comissionada ou do cargo em comissão.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir