Varíola dos Macacos: Saiba como é a transmissão e o tratamento
De acordo com o Ministério da Saúde, o tratamento é realizado através de suporte clínico e medicamento para alívio de dor e febre.
No último sábado (23), a Organização Mundial da Saúde (OMS), declarou oficialmente a varíola dos macacos (Monkeypox) como uma emergência de saúde pública internacional. No Brasil, a doença possui até o momento o registro de 978 casos confirmados, com 744 apenas no estado de São Paulo.
Nessa quinta-feira (28), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), promoveu uma reunião com especialistas que apresentaram o que já se sabe sobre a doença, além de responderem dúvidas acima do vírus.
Sintomas
Segundo o infectologista da UFRJ, Rafael Galliez, os principais sintomas da varíola dos macacos são a aparição de feridas e nódulo na pele, além febre, dores musculares e de cabeça. "As lesões são profundas, bem definidas na borda e há uma progressão: começa como uma mancha vermelha que chamamos de mácula, se eleva tornando-se uma pápula, vira uma bolha ou vesícula e, por fim, se rompe configurando uma crosta", destacou o médico.
Tratamento
O Ministério da Saúde pontua que o tratamento da doença é baseado em suporte clínico e medicação para alívio de dor e febre, além do uso de um antiviral chamados tecovirimat, que trava a proliferação do vírus no organismo, no entanto ainda nãos se encontra disponível no Brasil.
Com informações da Agência Brasil.
Teresina
Piauí
Varíola dos macacos
Ministério da Saúde
Organização Mundial da Saúde - OMS
-
Teresina inicia agendamento da 1ª dose da vacina contra a dengue
De acordo com Emanuelle Dias, o esquema da vacinação contra a dengue é de duas doses, com intervalo de três meses. -
Carretinha da Saúde inicia atendimentos para crianças em Jurema
De acordo com a Sesapi, o objetivo é reunir vários entes federativos e agentes públicos. -
Novo Hospital Regional de Picos faz avanços nos procedimentos cirúrgicos
A unidade de saúde realizou pela primeira vez, uma colangiopancreatografia retrógrada endoscópica -
Sesapi retoma atendimentos do CER IV de Parnaíba
Daniele Monteiro, coordenadora de Atenção à Pessoa com Deficiência da SESAPI, destacou que a prioridade do momento é atender os pacientes com autismo -
FMS faz monitoramento diário para prevenção da Influenza Aviária em Teresina
A influenza aviária é uma doença viral altamente contagiosa que pode infectar várias espécies de aves silvestres e mamíferos, incluindo humanos.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir