DER-PI aguarda retirada de postes para construção de galeria na BR-343
Conforme o Governo do Piauí, a galeria ficará localizada próximo a condomínio de casas às margens da rodovia. Essa obra faz parte do projeto de duplicação da BR-343 elaborado pelo Governo Federal.
Nesta quarta-feira (10), os representantes do Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER-PI), do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e Equatorial realizaram uma visita técnica à duplicação da BR-343, localizada na saída de Teresina. A ação dos órgãos estadual e federal, teve o objetivo de cobrar a retirada de postes que impedem construção de galeria no local.
Conforme o Governo do Piauí, a galeria ficará localizada próximo a condomínio de casas às margens da rodovia. Essa obra faz parte do projeto de duplicação da BR-343 elaborado pelo Governo Federal e executado pelo DER-PI.
O diretor-geral do DER-PI, Felipe Eulálio, explica que a obra de duplicação prevê ações de drenagem da água pluvial, entre elas, a construção da galeria após o balão da Ladeira do Uruguai, na zona Leste da capital.
“A construção desta estrutura depende, sobretudo, da realocação dos postes de energia que ficam na beira da pista e impedem o início das obras”, afirma Felipe Eulálio.
Além disso, o gestor afirma que evitar risco de alagamentos na região durante período de chuvas é o objetivo deste trabalho. “Por isso, é importante que a Equatorial realize esse trabalho o quanto antes para que nossas equipes possam concluir a estrutura antes das chuvas começarem em Teresina e evitar transtornos aos cidadãos”, explica o diretor-Geral do DER-PI.
Segundo o DER-PI, a pauta foi alvo de debate durante a reunião realizada na segunda-feira (08) entre os membros do DER-PI e a Equatorial, na sede da empresa. A concessionária explica que possíveis mudanças no projeto serão avaliadas para a retirada dos postes, ação que pode levar cerca de 60 dias.
O órgão informou também que para o início das obras da galeria ainda espera a expedição de licença ambiental por parte da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam).
Equatorial sobre o assunto
A empresa Equatorial Piauí emitiu uma nota sobre o caso. Confira abaixo o esclarecimento na íntegra:
Sobre a retirada de postes da rede elétrica para a construção de galeria, localizada na BR-343 após o balão da Ladeira do Uruguai, a Equatorial Piauí informa que a obra trata-se de uma linha de transmissão, o que torna o trabalho complexo. Antes da implantação da referida rede, a Distribuidora consultou o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que autorizou formalmente a empresa a realizar a construção da rede, acompanhando a locação das estruturas, em conformidade com o projeto apresentado e aprovado.
Mediante a autorização do DNIT, a Equatorial implantou a rede, assumindo integralmente os custos, seguindo rigorosamente todos os procedimentos de praxe. Após a conclusão da obra, o Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER-PI) comunicou que no projeto de duplicação da BR-343 consta a necessidade de construção de uma galeria, informando da necessidade de deslocamento de trecho da linha de transmissão, recém construida.
Diante da situação, a Equatorial, após contato com os órgãos, comunicou que o deslocamento da linha de transmissão exige trabalho complexo e custo adicional que não é de responsabilidade da Distribuidora. Assim, sendo imprescindível o deslocamento, a Equatorial estima o prazo de 60 dias para avaliar as poucas alternativas disponíveis para a movimentação das estruturas, elaborar novo projeto e orçamento para ser apresentado ao interessado, caso aceite as condições e programação de execução dos serviços.
Teresina
Piauí
Governo do Piauí
Departamento de Estradas e Rodagens (DER)
Equatorial Piauí
Esperantina foi reconhecida com o Selo Ouro de Alfabetização
O selo é um reconhecimento ao esforço da gestão municipal em garantir que as crianças de Esperantina estejam alfabetizadas na idade certa, por meio de políticas públicas eficientes.Ministério Público do Trabalho investiga Sterlix Ambiental em Teresina
A empresa informou, através da assessoria de comunicação, que não foi notificada e reforçou seu compromisso em construir um ambiente de trabalho saudável.Acidente envolvendo motocicleta deixa idoso morto em Beneditinos
De acordo com informações o acidente fatal aconteceu na noite dessa quinta-feira (24).Semarh emite alerta de chuvas intensas no Piauí até o fim de abril
As regiões atingidas serão as microrregiões do Baixo Parnaíba e a faixa litorânea, além de municípios da microrregião de Campo Maior.Silvio Mendes vai enviar à Câmara projeto para criação do Fundo Municipal da Juventude
Conforme a prefeitura, o fundo vai proporcionar autonomia a SEMJUV e permitirá financiamento de projetos e organizações da sociedade civil.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir