Viagora

Ordem de serviço é assinada para manutenção da barragem de Algodões II

Conforme o Governo, a empresa responsável pela execução da intervenção foi contratada através de licitação e vai atuar na recomposição/recuperação dos equipamentos hidromecânicos da tomada de água.

O Governo do Piauí assinou uma ordem de serviço para dar início a realização de obras de manutenção da barragem Algodões II, localizada no município de Curimatá. A ação aconteceu por meio Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi).

Conforme o Governo, a empresa responsável pela execução da intervenção foi contratada através de licitação e vai atuar na recomposição/recuperação dos equipamentos hidromecânicos da tomada de água da barragem.

Foto: DivulgaçãoBarragem de Algodões II
Barragem de Algodões II

Segundo o Estado, os equipamentos haviam sido furtados, em decorrência disso a barragem estava funcionando de forma manual. O diretor-presidente do Idepi, Leonardo Sobral, explicou que o órgão atualmente monitora 14 barragens no Estado e está aplicando as manutenções necessárias.

“Hoje, o Idepi é responsável pela manutenção e monitoramento de 14 barragens no Estado e nosso trabalho consiste em fazer inspeções constantes, durante todo o ano, inclusive no período chuvoso. Dessa forma, conseguimos acompanhar as estruturas da barragem e proceder a ações necessárias, como manutenções corretivas e/ou preventivas, reparar possíveis danos, garantindo a funcionalidade técnica e operacional das barragens. O que garante a tranquilidade da população”, garante.

Ainda de acordo com o gestor do Idepi, um Plano de Gestão e Segurança da barragem de Algodões II é elaborado neste momento paralelo a obra de manutenção do local. Além disso, o município de Piracuruca também é comtemplado com o planejamento.

“Esta é uma ação preventiva e faz parte da Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB), servindo de orientação para operação e manutenção da barragem, além de dar tranquilidade para a população do município, especialmente àqueles que vivem no seu entorno”, explicou Sobral.

Sobre a barragem de Algodões II:

Segundo o Idepi, a barragem Algodões II é considerada de grande porte e foi construída em 2000. A barreira artificial tem capacidade de armazenar aproximadamente 250 milhões de metros cúbicos d´água.

O geólogo Edilberto Monteiro que atua há cinquenta anos na área é responsável por acompanhar o projeto de recuperação. O profissional realizou uma visita técnica na cidade de Curimatá.

Além disso, segundo o Idepi, o especialista é considerado um dos mais renomados na área de barragens do Brasil, bem como participou do projeto inicial de construção da Algodões II e outras barragens do Estado.

Facebook
Veja também