Equipe de saúde está treinada, diz Dr. Gilberto sobre varíola dos macacos
O gestor da pasta também falou sobre o primeiro paciente diagnosticado com a doença em Teresina nessa última quarta-feira (17).
Nesta quinta-feira (18), o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, Dr. Gilberto Albuquerque, destacou em entrevista ao Viagora que toda a equipe do órgão está treinada caso a varíola dos macacos, doença causada pelo vírus Monkeypox, se espalhe pela capital.
O gestor da pasta falou sobre o primeiro paciente diagnosticado com a doença em Teresina nessa última quarta-feira (17), este já é o segundo caso no Piauí. Conforme Dr. Gilberto, o homem está em acompanhamento domiciliar e já está com boa parte do caso resolvido.
“Nós tivemos um paciente que nos procurou no último dia 04 com suspeitas de algumas bolhas no corpo, então foi levantada a suspeita, a possibilidade de ser essa varíola dos macacos, foi coletada o material, o exame chegou ontem e confirmou. Então nós temos o paciente em acompanhamento domiciliar, com boa parte do caso em resolução e nós esperamos que isso seja suficiente”, explica.
Questionado sobre a existência de um plano da FMS voltado para o combate a varíola dos macacos caso a doença se espalhe pela capital, Dr. Gilberto ressaltou que as equipes estão prontas e a postos para atender os teresinenses.
“Nós já estamos com toda a equipe da rede de saúde treinada, tão tal que esse paciente chegou e imediatamente atendimento, o caso suspeito e coletado o material, então a equipe já estava treinada”, finaliza.
Cenário no Piauí:
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) comunicou que o Piauí até o momento possui seis casos descartados, dois casos positivos, um caso provável e mais 26 casos em investigação da doença. O primeiro caso de varíola dos macacos foi confirmado em 04 de agosto, um homem de 46 anos diagnosticado na cidade de Batalha.
Já nessa quarta-feira (17), a Sesapi confirmou outro caso de um paciente que reside na cidade de Teresina e outro que residente em São Paulo, mas estava de férias na capital, por isso o caso será contabilizado no estado de origem.
Teresina
Piauí
Gilberto Albuquerque
Fundação Municipal de Saúde - FMS
Varíola dos macacos
-
Teresina inicia agendamento da 1ª dose da vacina contra a dengue
De acordo com Emanuelle Dias, o esquema da vacinação contra a dengue é de duas doses, com intervalo de três meses. -
Carretinha da Saúde inicia atendimentos para crianças em Jurema
De acordo com a Sesapi, o objetivo é reunir vários entes federativos e agentes públicos. -
Novo Hospital Regional de Picos faz avanços nos procedimentos cirúrgicos
A unidade de saúde realizou pela primeira vez, uma colangiopancreatografia retrógrada endoscópica -
Sesapi retoma atendimentos do CER IV de Parnaíba
Daniele Monteiro, coordenadora de Atenção à Pessoa com Deficiência da SESAPI, destacou que a prioridade do momento é atender os pacientes com autismo -
FMS faz monitoramento diário para prevenção da Influenza Aviária em Teresina
A influenza aviária é uma doença viral altamente contagiosa que pode infectar várias espécies de aves silvestres e mamíferos, incluindo humanos.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir