Florada de Ipês colore as ruas da cidade de Teresina
São várias as tonalidades da árvore durante a temporada como amarelo, rosa, branco, roxo que transformam a paisagem da capital.
O Nordeste, ao contrário de outras regiões do país, possui local ‘de fala’ especial quando se trata de verão. Isso se dá pelo fato da zona estar localizada na área intertropical da Terra, proporcionando aos residentes contato direto com as temperaturas que podem chegar até 45°.
Em Teresina, a capital do Piauí que ficou conhecida justamente por temperaturas altas, nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro o período chamado de “B-R-O BRÓ” considerado por sua população como a época mais quente do ano.
Apesar da fase quente, proporcionada pelo “B-R-O BRÓ”, é inegável a beleza que este período trás aos teresinenses. Acontece que, nessa mesma estação, entra em cena a florada dos Ipês. A árvore, nativa da América do Sul, possui seu nome de batismo do Tupi-guarani, chamada “árvore de casca grossa”, justamente por saber suportar temperaturas mais elevadas e pode chegar até 30 metros de altura. No Brasil, existe 28 espécies que pintam os céus da cidade que lhe fazem berço.
Na capital, é possível admirar a beleza da árvore em diversos pontos da cidade que surpreende o espectador ao se deparar com o contraste das cores junto ao céu azul. São várias tonalidades: amarelo, rosa, branco, roxo que dão um toque especial a “Cidade Verde”.
O Viagora percorreu Teresina e registrou algumas imagens marcantes da temporada de florada dos Ipês na cidade. (Confira acima o albúm com os registros).
Caroline Cândido, auxiliar de limpeza que reside na capital há 28 anos relata que a temporada dos Ipês vislumbra a todos e revela que próximo ao seu local de trabalho existe uma árvore que transforma a paisagem. “Eu acho muito bonito porque onde eu moro, é um lugar onde tem vários pés de Ipês, mas esse do meu serviço é lindo demais. Inclusive quando estava vindo notei outra pessoa parando o carro para tirar foto também por achar muito bonito. Na Frei Serafim, tem vários e ilumina a cidade. A cor que mais gosto é o amarelo, por chamar atenção e dá mais claridade.”
-
Incêndio atinge fábrica de enchimento de colchões em Teresina
Apesar da dimensão das chamas, ninguém ficou ferido no incidente, mas houve perdas materiais significativas na estrutura da fábrica. -
Piauí se destaca na emissão da Carteira de Identidade Nacional
Mais de 830 mil dos 3,3 milhões de piauienses já possuem o novo documento, que segue um padrão nacional e utiliza o CPF como número único. -
Dia de Finados: padre Antônio Barbosa fala da importância de orar e lembrar dos entes
Segundo o sacerdote o dia de finados é um tempo de consolo e reflexão, onde a morte é vista não como um fim definitivo, mas como uma passagem para a vida eterna com Deus. -
PRF-PI e PM escoltam 1ª captação de múltiplos órgãos em Parnaíba
Segundo informações Polícia Rodoviária Federal do Piauí (PRF), logo depois da autorização da família para a doação, a PRF foi chamada para garantir o transporte seguro e ágil dos órgãos. -
TJ-PI acolhe recurso do Ministério Público e condena homem por lesão corporal
O relator do caso, desembargador José Vidal de Freitas Filho, destacou que foi comprovada a materialidade do crime.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir