Viagora

Piauí confirma terceiro caso de varíola dos macacos, diz Sesapi

De acordo com a Sesapi, o Centro de Informações Estratégicas e Vigilância em Saúde do estado do Piauí (CIEVS), confirmou o diagnostico em uma pessoa do sexo masculino em Parnaíba

Nesta sexta-feira (26), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), informou que o terceiro caso devaríola dos macacos foi confirmada no estado, sendo localizado no município de Parnaíba.

De acordo com a Sesapi, o Centro de Informações Estratégicas e Vigilância em Saúde do estado do Piauí (CIEVS), confirmou o diagnostico em uma pessoa do sexo masculino.

Ainda de acordo com a Sesapi, o homem diagnosticado com a doença já passou pelo isolamento de 21 dias, mas continua sendo acompanhado, juntamente com a família pelo CIEVS. A coordenadora do CIEVS, Amélia Costa, informa que o município de Paraíba notificou oito casos de varíola dos macacos, mas apenas um foi confirmado. “Estamos conversando com a vigilância de Parnaíba e acompanhando a situação desse homem que testou positivo, como de todos os seus contatos. A cidade de Parnaíba já notificou 08 casos de varíola dos macacos, desses 01 foi confirmado, 05 estão em investigação e 02 foram descartados”, informou.

Conforme a Secretaria de Estado da Saúde, no Piauí já ocorreram 69 notificações de varíola dos macacos, 50 estão em investigação e um caso provável. O órgão informa também que 20 municípios de norte aio sul do estado já notificaram casos suspeitos, sendo Teresina e Parnaíba com maiores números de notificados. A coordenadora do Cievs, comenta que a investigação e confirmação positiva ou negativa dos casos é importante para que a população fique atenta aos sintomas. “Com a confirmação dos novos casos é de fundamental importância a população ficar atenta aos sinais e sintomas da doença, e procurar os serviços de saúde do município caso a pessoa comece a detectar sintomas como febre, dor de cabeça, dor muscular e o surgimento de vesículas pelo corpo”, comentou Amélia Costa.

Ainda conforme a Sesapi, os três casos confirmados da doença foram diagnosticados em pessoas do sexo masculino, nas cidades Batalha, Teresina, e Batalha.

Facebook
Veja também