Dr. Pessoa assina Ordem de Serviço para dois conselhos tutelares em Teresina
De acordo com o prefeito, até o fim de seu mandato, que aumentar o número de conselhos tutelares em Teresina para oito.
Na manhã desta terça-feira (09), aconteceu a solenidade da Assinatura da Ordem de Serviço do Conselho Tutelar VI e VII, que ordena que os conselhos tutelares referidos sejam reformados, e a entrega de mais um Conselho Tutelar, juntamente de uma viatura para o conselho.
No local, estiveram presentes vários conselheiros, além do Secretário da Semcaspi, Allan Cavalcante, o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, o Gerente de Direitos Humanos, André Santos, e o Secretário de Comunicação da prefeitura, Lucas Pereira.
Ao Viagora, Allan Cavalcante ressalta a importância da entrega de mais um Conselho para a capital do Piauí, e comemora a entrega. “A importância é fenomenal, a importância é fantástica tendo em vista que é um dia histórico para a cidade de Teresina. Hoje, o prefeito vai assinar duas ordens de serviço para a criação de dois novos conselhos. Mais de 30 anos se passaram, cinco conselhos foram criados, um ano e meio de gestão, Dr. Pessoa criou dois, e se Deus quiser, até o final de seu mandato vai ter o oitavo, e assim vai cumprir o que a lei determina, a cada 100 mil habitantes um conselho tutelar”, conta.
De acordo com ele, o povo esperava a entrega dessa sede, além da reforma das outras. “Temos hoje ainda a alegria de entregar uma viatura para esse conselho e ainda a reforma do primeiro conselho, desde 2016 o povo esperava por isso, e hoje, graças a Deus e ao prefeito temos a alegria de entregar tudo isso ao povo de Teresina”, conclui.
Já o Gerente de Direitos Humanos da Prefeitura, André Santos, explica a importância dos conselhos tutelares para as crianças e para os adolescentes, além de falar sobre o trabalho dos conselheiros. “Assim que é acionado o conselho tutelar para um caso de abuso ou um caso que viole os direitos da criança e do adolescente, ele imediatamente vai fazer o atendimento. Para isso, ele vai precisar de transporte, uma sede apropriada, porque ele não tem horário, nós não temos horário para fazer atendimento das nossas crianças e adolescentes que sofrem, que são vítimas de abuso ou qualquer outro ato que viole os direitos da criança e do adolescente” ressalta.
Segundo ele, a criação de mais dois conselhos desafoga a demanda que Teresina possui por atendimentos. Segundo ele, os conselhos recebem cerca de 125 casos por dia, e por isso é tão importante a entrega de mais dois na cidade. “A criação desses dois novos conselhos desafoga a demanda de Teresina, a partir de quando conseguimos reestruturar os conselhos nós vimos um aumento no número de casos, não porque não acontecia antes, mas pelo fato de que a gente precisou modernizar, melhorar o atendimento, para que as pessoas possam fazer as denúncias, possam procurar os conselhos tutelares para que a gente tenha os números reais de fato. Agora com dois novos conselhos, teremos mais 10 conselheiros aqui na capital. A média de caso que atendemos na nossa capital por dia em cada conselho, é de 20 a 25 casos, denúncias por dia”, explica.
O prefeito de Teresina, que assinou a ordem de serviço, falou quantos conselhos são necessários em Teresina, e afirmou que até o fim de seu mandato, quer aumentar o número de conselhos para oito. “A necessidade de conselho tutelar em uma capital de 850 a 900 mil habitantes seria em torno de 8. Nós encontramos com cinco, nós estamos no primeiro para o segundo ano de mandato, nós estamos acrescentando dois conselhos tutelares, e antes de terminar o primeiro mandato nós vamos aumentar para oito, que são as necessidades básicas, em torno de 9 a 10”, explica.
De acordo com o prefeito, fazer esse seguimento de cuidar de pessoas, é um momento de alegria. “é o momento de alegria fazer esse seguimento de cuidar das pessoas importantes, que são o que fazem o conselho tutelar, então é um momento de alegria para o povo de Teresina, para os conselheiros e para nós administradores”, diz.
Finalizando sua fala, o prefeito de Teresina ainda ressalta que a prefeitura está antenada não apenas nas crianças e nos adolescentes, mas sim, em todas as faixas etárias. “Nós estamos antenados em todas as faixas etárias, desde o nascimento ou antes do nascimento, até o vovozinho ou vovozinha, e aqui é um seguimento importantíssimo para cuidar das pessoas, as pessoas se fortalecem da cidadania começando da infância”, encerra.
Teresina
Piauí
Prefeitura de Teresina
Dr. Pessoa
Conselho Tutelar de Teresina
Lucas Pereira
Teresina
-
Os desafios da gestão de Sílvio Mendes serão enormes, avalia Dudu
O vereador fez uma análise do secretariado do prefeito eleito Sílvio Medes e destacou os desafios da próxima gestão. -
Promotor investiga convênio de R$ 400 mil da Secretaria de Cultura de Floriano com ONG
A portaria foi assinada pelo promotor Edgar dos Santos Bandeira Filho e publicada na edição do dia 30 de outubro no Diário Oficial do MPPI. -
Jeová Alencar diz que Sílvio Mendes mantém diálogo aberto com vereadores
O vice-prefeito eleito comentou sobre a relação entre Sílvio Mendes e a Câmara Municipal. -
Precisamos sair da mesmice, diz Petrus Evelyn sobre presidência da Câmara
Conforme o vereador eleito, as articulações para impulsionar seu nome na disputa já foram iniciadas. -
É preciso descer do palanque e trabalhar por Teresina, diz Enzo Samuel
O presidente da Câmara Municipal de Teresina destacou que o momento é de união para superar os problemas da Capital.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir