Dr. Pessoa assina Ordem de Serviço para dois conselhos tutelares em Teresina
De acordo com o prefeito, até o fim de seu mandato, que aumentar o número de conselhos tutelares em Teresina para oito.
Na manhã desta terça-feira (09), aconteceu a solenidade da Assinatura da Ordem de Serviço do Conselho Tutelar VI e VII, que ordena que os conselhos tutelares referidos sejam reformados, e a entrega de mais um Conselho Tutelar, juntamente de uma viatura para o conselho.
No local, estiveram presentes vários conselheiros, além do Secretário da Semcaspi, Allan Cavalcante, o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, o Gerente de Direitos Humanos, André Santos, e o Secretário de Comunicação da prefeitura, Lucas Pereira.
Ao Viagora, Allan Cavalcante ressalta a importância da entrega de mais um Conselho para a capital do Piauí, e comemora a entrega. “A importância é fenomenal, a importância é fantástica tendo em vista que é um dia histórico para a cidade de Teresina. Hoje, o prefeito vai assinar duas ordens de serviço para a criação de dois novos conselhos. Mais de 30 anos se passaram, cinco conselhos foram criados, um ano e meio de gestão, Dr. Pessoa criou dois, e se Deus quiser, até o final de seu mandato vai ter o oitavo, e assim vai cumprir o que a lei determina, a cada 100 mil habitantes um conselho tutelar”, conta.
De acordo com ele, o povo esperava a entrega dessa sede, além da reforma das outras. “Temos hoje ainda a alegria de entregar uma viatura para esse conselho e ainda a reforma do primeiro conselho, desde 2016 o povo esperava por isso, e hoje, graças a Deus e ao prefeito temos a alegria de entregar tudo isso ao povo de Teresina”, conclui.
Já o Gerente de Direitos Humanos da Prefeitura, André Santos, explica a importância dos conselhos tutelares para as crianças e para os adolescentes, além de falar sobre o trabalho dos conselheiros. “Assim que é acionado o conselho tutelar para um caso de abuso ou um caso que viole os direitos da criança e do adolescente, ele imediatamente vai fazer o atendimento. Para isso, ele vai precisar de transporte, uma sede apropriada, porque ele não tem horário, nós não temos horário para fazer atendimento das nossas crianças e adolescentes que sofrem, que são vítimas de abuso ou qualquer outro ato que viole os direitos da criança e do adolescente” ressalta.
Segundo ele, a criação de mais dois conselhos desafoga a demanda que Teresina possui por atendimentos. Segundo ele, os conselhos recebem cerca de 125 casos por dia, e por isso é tão importante a entrega de mais dois na cidade. “A criação desses dois novos conselhos desafoga a demanda de Teresina, a partir de quando conseguimos reestruturar os conselhos nós vimos um aumento no número de casos, não porque não acontecia antes, mas pelo fato de que a gente precisou modernizar, melhorar o atendimento, para que as pessoas possam fazer as denúncias, possam procurar os conselhos tutelares para que a gente tenha os números reais de fato. Agora com dois novos conselhos, teremos mais 10 conselheiros aqui na capital. A média de caso que atendemos na nossa capital por dia em cada conselho, é de 20 a 25 casos, denúncias por dia”, explica.
O prefeito de Teresina, que assinou a ordem de serviço, falou quantos conselhos são necessários em Teresina, e afirmou que até o fim de seu mandato, quer aumentar o número de conselhos para oito. “A necessidade de conselho tutelar em uma capital de 850 a 900 mil habitantes seria em torno de 8. Nós encontramos com cinco, nós estamos no primeiro para o segundo ano de mandato, nós estamos acrescentando dois conselhos tutelares, e antes de terminar o primeiro mandato nós vamos aumentar para oito, que são as necessidades básicas, em torno de 9 a 10”, explica.
De acordo com o prefeito, fazer esse seguimento de cuidar de pessoas, é um momento de alegria. “é o momento de alegria fazer esse seguimento de cuidar das pessoas importantes, que são o que fazem o conselho tutelar, então é um momento de alegria para o povo de Teresina, para os conselheiros e para nós administradores”, diz.
Finalizando sua fala, o prefeito de Teresina ainda ressalta que a prefeitura está antenada não apenas nas crianças e nos adolescentes, mas sim, em todas as faixas etárias. “Nós estamos antenados em todas as faixas etárias, desde o nascimento ou antes do nascimento, até o vovozinho ou vovozinha, e aqui é um seguimento importantíssimo para cuidar das pessoas, as pessoas se fortalecem da cidadania começando da infância”, encerra.
Teresina
Piauí
Prefeitura de Teresina
Dr. Pessoa
Conselho Tutelar de Teresina
Lucas Pereira
Teresina
"Iremos fazer uma oposição com responsabilidade", diz Dudu sobre gestão de Sílvio
O parlamentar ainda comentou sobre a reforma administrativa que foi aprovada na última semana na Câmara de Teresina.Assembleia Legislativa do Piauí votou 786 matérias no ano de 2024
Além das matérias legislativas, a Alepi informou que realizou ações que envolveram jovens, animais e entidades da sociedade civil.Vamos trabalhar junto com Sílvio fazendo parcerias administrativas, diz Rafael
O governador ressaltou a importância de trabalhar de forma integrada com Sílvio Mendes visando proporcionar políticas públicas de relevância para os teresinenses.Pedro Alcântara diz que recorreu da decisão que desaprovou suas contas eleitorais
Segundo o jornalista, o julgamento do recurso apresentado ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) deve ocorrer até o dia 02 de março e o relator designado foi o Dr. Nazareno.Enzo Samuel diz que vai dialogar com todos os partidos sobre eleição da Câmara
O parlamentar também falou sobre o Partido dos Trabalhadores (PT) que manifestou seu interesse em reivindicar o nome de Deolindo Moura para a vice-presidência da Casa.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir