Viagora

Equipes estão bem treinadas, diz Dr. Gilberto sobre Varíola dos Macacos

Na manhã desta terça-feira (13), o presidente da FMS esteve na inauguração do Centro Municipal de Atendimento Multidisciplinar em Teresina.

Na manhã desta terça-feira (13), o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, Dr. Gilberto Albuquerque esteve presente na cerimônia de inauguração de reforma do Centro Municipal de Atendimento Multidisciplinar (CMAM), ambulatório Provida (serviço de prevenção ao suicídio), localizado na Rua Álvaro Mendes, na zona central da capital piauiense.

Na ocasião, o representante da FMS falou sobre a situação do crescimento com relação a varíola dos macacos em Teresina. “Nós temos uns casos que surgiram aqui [Teresina], nossas equipes estão todas bem treinadas então, no momento em que tivemos esses casos aqui surgidos a equipe identificou, fez o exame, fez o tratamento e saiu conforme o planejado.”, destacou o secretário.

Foto: Isadora Cavalcante/ ViagoraDr. Gilberto Albuquerque
Dr. Gilberto Albuquerque

Na última segunda-feira (5), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) através do Centro de Informações Estratégicas e Vigilância em Saúde do Estado do Piauí (CIEVS) divulgou que, só na capital, foram registrados mais detrês casos de varíola dos macacos, identificados três homens com idades entre 21 e 29 anos, totalizando cinco casos notificados.

Segundo o Dr. Gilberto Albuquerque, os testes de identificação da doença ainda não estão liberados na capital, no entanto, a população pode contar com atendimento no Laboratório Central com profissionais capacitados para o tratamento da varíola. “Nós ainda não temos o teste disponível, mas temos o Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen) que é o hospital de referência e que está apto a fazer a identificação dos sintomas da varíola dos macacos.”, informou o cirurgião-geral.

Vacinações em Teresina

Sobre a porcentagem de aumento de casos de Poliomielite na capital piauiense, o secretário municipal de saúde declarou: “Nós fechamos agora [balanço de vacinação], e não podemos dizer que foi culpa das crianças, nós não tivemos foi vacina suficiente. Então, muitas mães, desde 2016, estão atrasando essas crianças nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e agora que já temos um total de quantidade de UBS funcionando em sua totalidade esperamos que as mães levem seus filhos para que a gente possa protegê-las.”, reiterou.

Com relação a vacina BCG [imunizante contra bactéria da tuberculose], o Dr. Gilberto Albuquerque informou que o repasse federal já está sendo debatido para o suprimento municipal. “Nós temos chegado, em quantidades pequenas, muito o que nós precisamos ter e o Ministério da Saúde já nos prometeu que em breve terá quantidade suficiente.”, finalizou o secretário.  

Facebook
Veja também