Viagora

Inauguradas reformas do prédio do CMAM e Ambulatório Provida em Teresina

De acordo com o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Gilberto Albuquerque, o prédio abriga três órgãos voltados para o tratamento da saúde mental.

  • Isadora Cavalcante/ Viagora Inauguração do Centro ProVida1 / 5 Inauguração do Centro ProVida
  • Isadora Cavalcante/ Viagora Inauguração do Centro ProVida2 / 5 Inauguração do Centro ProVida
  • Isadora Cavalcante/ Viagora Inauguração do Centro ProVida3 / 5 Inauguração do Centro ProVida
  • Isadora Cavalcante/ Viagora Secretário de Educação Nouga Cardoso4 / 5 Secretário de Educação Nouga Cardoso
  • Isadora Cavalcante/ Viagora Inauguração Centro ProVida5 / 5 Inauguração Centro ProVida

Na manhã desta terça-feira (13), a Fundação Municipal de Saúde (FMS), realizou a inauguração do prédio onde funcionam o Centro Municipal de Atendimento Multidisciplinar (CMAM) e o Ambulatório Provida.

O presidente da Fundação Municipal de Saúde, Dr. Gilberto Albuquerque, e o secretário municipal de Educação (Semec), Nouga Cardoso, marcaram presença no evento que ocorreu no próprio espaço da CMAM, localizado na rua Álvaro Mendes, no Centro de Teresina.

De acordo com o presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, o prédio abriga três órgãos voltados ao tratamento da saúde mental. “Aqui nós temos o Centro de Valorização da Vida (CVV), que atende você por telefone, temos também o Provida, que faz o atendimento psicológico para os cidadãos que necessitam, e por fim temos o CMAM, que atende crianças de 06 a 16 anos que precisam de um atendimento multiprofissional para que eles possam ter um desenvolvimento escolar próximo as das demais crianças que não apresentem um déficit. Então nós temos três órgãos que funcionam aqui dentro, todos com o mesmo objetivo de tratar a parte psicológica das pessoas”, explicou o presidente.

Gilberto Albuquerque ainda pontuou sobre a média de atendimentos que os três centros recebem. “O CMAM atende em torno de 350 crianças, e os demais órgãos possuem uma rotatividade muito grande no número de atendimentos, de acordo com o período do ano”, disse o presidente da FMS.

Conforme o secretário Municipal de Educação, Nouga Cardoso, o atendimento dos menores no prédio acontecerá através da identificação de crianças com algum grau de dificuldade no aprendizado escolar. “Anualmente, nós identificamos em nossas escolas um alto número de crianças que possuem algum grau de necessidades especiais, e a Semec em si não consegue resolver todas as questões. Então essa parceria com a FMS através do CMAM, nos permite encaminhar crianças que precisam de atendimento psicológico aos locais adequados”, disse o secretário.

Segundo Daniela Escócio, diretora do CMAM, a união dos três órgãos em uma única localização facilita no atendimento das famílias. “É importante que essas famílias tenham apoio para o desenvolvimento desses transtornos que são bastante evidentes no ambiente escolar. Essa reforma é de grande importância pois as salas estão equipadas e arejadas para o recebimento dos menores”, disse a diretora.

O CMAM informa que local promove o atendimento com médicos, neuropediatras e psiquiatras, além do atendimento terapêutico com psicólogos, psicopedagogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e assistentes sociais.

Facebook
Veja também