Promotor quer realização de processo seletivo em Piracuruca
Conforme o Ministério Público do Piauí (MPPI), a medida é adotada para suprir de forma excecional e temporariamente a ausência de servidores concursados.
Nessa última quinta-feira (08), o promotor de Justiça Jorge Luiz da Costa Pessoa, por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Piracuruca, ingressou com ação civil pública (ACP) com o objetivo de cobrar providências necessárias à realização de processo seletivo para o cargo de terapeuta ocupacional no município de Piracuruca. A cidade é administrada pelo prefeito Francisco De Assis Da Silva Melo (PSD), conhecido por Assis Mãozinha.
Conforme o Ministério Público do Piauí (MPPI), a medida é adotada para suprir de forma excecional e temporariamente a ausência de servidores concursados e, consequentemente, garantir que o fornecimento de serviço público permaneça sendo prestado à população.
O representante do órgão ministerial, Jorge Luiz da Costa, considerou a elevada demanda reprimida de Piracuruca e a insustentável falta de prestação de serviço pelo município.
Além disso, o promotor solicitou uma determinação judicial para fixação do prazo de 30 dias visando a deflagração do processo seletivo, sem que haja um prejuízo da manutenção do procedimento visando a execução do concurso público destinado ao cargo.
No documento o representante do Ministério Público também requereu a determinação de lançamento de um edital com o objetivo de contemplar remuneração com base na Lei Complementar n.º 052/2022, de 23 de junho de 2022. A legislação foi responsável por atualizar o salário inicial destinado ao terapeuta ocupacional para R$ 3.000,00.
Com base na portaria, se a medida judicial determinada for descumprida, o promotor também solicitou que seja fixada multa diária à base de R$ 10.000,00, na concessão da tutela antecipada.
Conforme o Ministério Público, o órgão tem interesse na promoção de uma audiência de conciliação, mas é necessário que seja realizada após a concessão da tutela antecipada.
Outro lado
O Viagora procurou o prefeito sobre o assunto, mas até o fechamento da matéria o gestor municipal não foi localizado. O espaço permanece aberto para esclarecimentos.
Bairro Angelim é o mais populoso de Teresina com 43 mil habitantes, diz IBGE
Segundo informações do IBGE, o bairro concentra 5% do total da população de Teresina.Rafael Fonteles reúne mais de 200 prefeitos e discute sobre parcerias
O encontro teve como objetivo fortalecer a colaboração entre o governo estadual e as administrações municipais, com foco na implementação de políticas públicas eficientes para o estado.TJ do Piauí e Justiça Federal assinam Acordo de Cooperação Técnica
De acordo com o Tribunal de Justiça do Piauí, o acordo visa a contratação de uma equipe multidisciplinar destinada ao Núcleo de Práticas Restaurativas (NPR) da Seção Judiciária do Piauí em Teresina.Quadrinho retrata história da primeira advogada do Brasil Esperança Garcia
A HQ A Voz de Esperança Garcia conta a história da mulher escravizada que se destacou pela luta contra o racismo e por direitos humano.Magistrados do TJ-PI visitam a Casa da Mulher Brasileira de Teresina
A visita foi realizada na ultima quinta-feira (14), pela juíza Carla Lucena e o juiz João de Castro, do I Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Capital.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir