Sesapi apresenta projetos de investimentos na saúde ao Banco Mundial
A reunião foi realizada no auditório do Centro Integrado de Reabilitação (CEIR), na zona Leste de Teresina.
Nesta quarta-feira (14), os representantes das áreas técnicas da Secretaria de Estado da saúde (Sesapi), se reuniram com membros do Banco Mundial para a apresentação do projeto que visa investimentos na saúde e assistência social, envolvendo a Secretaria de Planejamento, Secretaria de Saúde e Secretaria de Assistência Social. A reunião foi realizada no auditório do Centro Integrado de Reabilitação (CEIR), na zona Leste de Teresina.
De acordo com a Sesapi, dentro da área da saúde os investimentos serão voltados para a vigilância em saúde, fortalecendo as áreas da vigilância ambiental, vigilância epidemiológica, saúde do trabalhador e vigilância sanitária.
O secretário Neris Júnior afirma que as áreas de vigilância reforçaram a importância dentro de uma realidade de pandemia, com isso investimentos nessas áreas é dever da gestão, para garantir uma vigilância de maior qualidade e com mais condições de desempenhar seu trabalho. “Esse projeto reforça os cuidados que a Sesapi tem com a saúde da população, fizemos um trabalho exemplar no enfrentamento a pandemia e percebemos a importância de manter investimentos nas áreas de vigilância em saúde, deixando nossas vigilâncias mais preparadas para atender e ajudar a levar uma saúde de maior qualidade para todos os piauienses”, disse.
A diretora de unidade de planejamento da Sesapi, Ana Eulálio, destaca que os resultados atingidos pelo Piauí no enfrentamento a pandemia de Covid-19, demonstra a importância desses investimentos nessa área. “Analisando o trabalho conjunto e todos os esforços tomados pela Sesapi, verificamos a importância e os impactos que os trabalhos voltados para a vigilância em saúde tiveram dentro dos resultados do estado no enfrentamento a Covid-19. Coleta de dados, análise, identificação dos riscos, condições favoráveis para a disseminação da doença entre outros pontos, além de orientações para o poder público sobre como agir nos diversos momentos da pandemia justificam a prioridade dessa reestruturação da nossa vigilância em Saúde”, afirmou.
Ainda de acordo com a Sesapi, os investimentos junto ao Banco Mundial também devem chegar ao âmbito da reestruturação e requalificação dos processos de trabalho, das condições tecnológicas e funcionamento do Lacen.
O economista sênior do Banco Mundial, Roberto Lunes, frisa que o projeto que vem sendo elaborado e será apresentado é único, além de trabalhar uma área fundamental para a saúde de todos os piauienses. “A vigilância em saúde é uma área que afeta a qualidade da saúde de todos nós, e é raro identificarmos um estado que se dispõe a investir nessa área como o Piauí está se propondo. É uma posição quase que pioneira com esses investimentos e altamente estratégica para a qualidade da saúde no estado nestes próximos anos”, destacou.
Vista ao CEIR
Na oportunidade, Neris Júnior juntamente com o superintendente executivo da Associação Reabilitar, Aderson Luz, realizaram uma vistoria nas obras de instalação dos dois elevadores, e no novo aparelho de ressonância magnética no CEIR.
“Verificamos agora o novo equipamento de ressonância magnética e também as obras de instalação dos dois elevadores aqui no prédio do Ceir. São investimentos importantes que irão ampliar e melhorar a qualidade dos serviços prestados pelo centro para a nossa população, além de levar mais acessibilidade para o ambiente que é referência nos trabalhos de reabilitação”, disse o secretário de Saúde.
Teresina
Piauí
Secretaria de Estado da Saúde - Sesapi
Néris Junior
Banco Central
-
Severo Eulálio diz que discussões sobre eleições de 2026 foram antecipadas
O deputado afirmou que ainda há muito tempo para iniciar os debates sobre o próximo pleito e destacou que o foco do momento é o trabalho em prol do estado. -
Juiz condena ex-prefeito de Capitão Gervásio Oliveira a devolver R$ 457 mil
O ex-prefeito Antônio Coelho também foi condenado à suspensão dos direitos políticos pelo prazo de cinco anos. -
Promotor investiga contratos de R$ 32 milhões sem licitação da Semec de Teresina
A Secretaria Municipal de Educação informou, através da assessoria de comunicação, que não foi notificada e a Assessoria Jurídica esclareceu que a Semec não tem contratação direta/ emergencial. -
Ciro Nogueira celebra aprovação de projeto que viabiliza recursos para o Piauí
De acordo com o senador, além de possibilitar que emendas sejam direcionadas a municípios com pagamentos suspensos, a nova medida proporciona maior transparência -
Rafael Fonteles apresentará pactos colaborativos para os prefeitos eleitos
O governador vai apresentar aos prefeitos eleitos, a carteira de programas e projetos disponibilizados pelo Governo do Estado
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir