FMS lança Plano Municipal de Prevenção do Suicídio no setembro amarelo
De acordo com a FMS, o lançamento ocorreu durante o I Seminário de Prevenção do Suicídio e possui ações delimitadas para a prevenção do suicídio, com objetivos e metodologia.
Nesta sexta-feira (16), a Fundação Municipal de Saúde (FMS), através da Gerência de Saúde Mental, realizou o lançamento do Plano Municipal de Prevenção do Suicídio no Teatro João Paulo II, localizado na zona Sudeste de Teresina.
De acordo com a FMS, o lançamento ocorreu durante o I Seminário de Prevenção do Suicídio e possui ações delimitadas para a prevenção do suicídio, com objetivos e metodologia. A gerente de Saúde Mental do órgão, Laryssa Carvalho, explica que é necessário falar sobre o tema e desenvolver ações preventivas.
“O Plano visa trabalhar com a prevenção, já temos muitas ações de atendimento com intervenção e necessitamos também de objetivos para políticas públicas para atendimento à população, capacitar profissionais da saúde, da educação, pensar as questões de um novo modelo arquitetônico das estruturas de locais públicos, buscas ativas de usuários onde se percebem risco do suicídio, planejar mais locais para o bem-estar da população teresinense entre outras ações para reduzir esses índices de casos em Teresina. Esse seminário, por exemplo, é um marco na nossa cidade porque chama a atenção para essa temática. É preciso falar de suicídio com responsabilidade”, disse.
Ainda de acordo com a FMS, o Plano Municipal de Prevenção do Suicídio, tem os objetivos de garantir a prevenção e posvenção de tentativas de suicídio; Fortalecer o meio intrafamiliar; Diminuir e prevenir as vulnerabilidades que estão diretamente e indiretamente ligados às práticas de suicídio; Promover conhecimento às equipes de saúde e profissionais que estão diretamente ligados ao público sobre as redes de assistência às pessoas com ideação suicida; Divulgação em meios de comunicação de formas de identificação de comportamentos auto lesivos e suicidas; Divulgação dos canais de atendimentos na área de Saúde Mental; Organizar o fluxo da rede para acolhimento das pessoas em nível de sofrimento e risco ao suicídio; Capacitar profissionais da Atenção Básica: Equipe de Saúde da Família (ESF), Equipes Multiprofissionajs, Pronto Atendimento, SAMU e Hospitais; Divulgar para a sociedade civil: profissionais, usuários, entidades de classes e outros, o plano de ação referente à rede de cuidado aos agravos de saúde que podem levar ao suicídio; Diminuir os estigmas relacionados ao adoecimento mental e suicídio; Aumentar acompanhamento de pessoas com ideação suicida e que já tentaram suicídio; Diminuir os estigmas relacionados ao adoecimento mental e suicídio; e Aumentar acompanhamento de pessoas com ideação suicida e que já tentaram suicídio.
O Presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), informa que os profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), estão trabalhando para atender a população. “Temos trabalhado para atender a população com serviços nos bairros com os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), com o ambulatório Provida (atende pessoas com ideação suicida) e o serviço residencial terapêutico, uma Gerência de Saúde Mental que trabalha com essa temática e com esse plano vamos visualizar novas ações”, destaca.
Conforme a FMS, estiveram presentes no evento, estudantes de Psicologia e pessoas interessadas no tema, teve palestra com o psicólogo Carlos Aragão, Doutor em Psicologia Clínica e Cultura pela UnB e membro da IASP (International Association for Suicide Prevention).
Teresina
Piauí
Piauí
Teresina
Fundação Municipal de Saúde - FMS
Gilberto Albuquerque
-
Secretaria do Meio Ambiente lança 20ª fase da Operação Cerrado Vivo no Piauí
Segundo o diretor de Fiscalização Ambiental da Semarh, Major Denio Marinho, a operação foi articulada após vários alertas disparados via satélite que indicavam áreas sendo desmatadas no sul do estado. -
Teresina e Parnaíba recebem sistema de videomonitoramento avaliado em 31 milhões
O investimento, autorizado pelo senador Marcelo Castro por meio da Comissão de Segurança Pública do Congresso Nacional, visa fortalecer a segurança pública -
Proerd forma mais de 240 crianças no Sesc Cajuína em Teresina
Segundo o Governo do Piauí, o projeto é realizado pela Polícia Militar do Piauí (PM-PI), por meio do Comando de Polícia Comunitária(CPCOM). -
Prefeitura de Teresina tem débito de R$ 800 milhões, revela Marco Antônio Ayres
O engenheiro e futuro secretário de planejamento evidenciou que os débitos são relativos a fornecedores contratados para diversos serviços. -
Bombeiros e carteiros lançam Campanha Papai Noel dos Correios 2024 no Piauí
O prazo para adoção das cartinhas segue até dia 15 de dezembro, segundo os Correios.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir