Viagora

Piauí deve vacinar 142 mil crianças de 6 meses a 4 anos com a Pfizer

De acordo com a Sesapi ,as duas primeiras doses devem ser aplicadas com três semanas de intervalo e a terceira deve ser administrada após oito semanas da segunda dose.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), anunciou que já está preparando suas equipes de vacinação para a imunização infantil após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) aprovar a vacina da Pfizer para crianças de 06 meses a 04 anos.

De acordo o secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior, a Sesapi está animada com a contemplação de mais um grupo no esquema vacinal. “A aprovação da Anvisa permite que a vacina seja usada no país e cabe aos municípios, após receberem as doses do Ministério da Saúde, a decisão sobre o estabelecimento do calendário de vacinação. Estamos muito animados com mais este grupo contemplado com as vacinas, que são de suma essencialidade para salvar vidas e pedimos aos pais e responsáveis que levam suas crianças para receber a imunização”, disse o secretário.

Conforme um levantamento da Coordenação de Imunização Covid-19, realizada pela Sesapi, o Piauí possui 236.770 crianças com idades entre 06 meses e 4 anos, sendo assim público alvo do imunizante da Pfizer. No entanto, crianças de 3 e 4 anos podem receber a vacina da CoronaVac, o que faz com que a estimativa de público contemplado com o imunizante da Pfizer caia para 142.168 crianças.

O superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Herlon Guimarães, pontuou que tanto o imunizante da Pfzer como o da CoronaVac podem ser utilizados. “A estimativa que fizemos, de acordo com a idade, foi para critério de controle, mas os pais podem aplicar tanto o imunizante da Pfizer como da CornaVac, nesse público para qual as vacinas foram liberadas. Todos os imunizantes utilizados no nosso país são seguros e ajudam na prevenção de quadros mais graves da doença”, explicou o superintendente.

Segundo a Anvisa, a dosagem e composição do imunizante para esse grupo são diferentes. As duas primeiras doses devem ser aplicadas com três semanas de intervalo. Já a terceira deve ser administrada após oito semanas da segunda dose.

Facebook
Veja também