Estudantes promovem pedalada em apoio a Busca Ativa Escolar em União
Segundo a coordenadora Emanuela Melo, a ação tem o objetivo de convocar as crianças, jovens e adolescentes para retornar a escola, em combate a evasão escolar.
Na manhã desta sexta-feira (30), o Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) Fenelon Castelo Branco, promoveu uma pedalada com os estudantes em apoio ao projeto Dia D da Busca Ativa Escolar, no município de União.
Segundo a coordenadora Emanuela Melo, a ação tem o objetivo de convocar as crianças, jovens e adolescentes para retornar a escola, em combate a evasão escolar.
“A importância desse tipo de projeto é a de mostrar para a comunidade que a escola se preocupa com os alunos que estão fora da sala de aula, de mostrar o quanto eles são importantes para nós, além de incentivar aos que frequentam a não desistirem, afirma a coordenadora pedagógica da instituição de ensino”, explica Emanuela Melo.
De acordo com o Governo do Piauí, a medida ficou dividida em duas partes, os alunos e professores foram orientados a trazer bicicletas para percorrerem pela cidade, a pedalada passou por endereços daqueles que desistiram dos estudos. Na ação os estudantes ressaltaram que a educação é fundamental para suas vidas.
Ainda segundo a coordenadora, dentre os 140 alunos que fazem parte da rede de ensino, apenas seis desistiram. “Fomos atrás desses adolescentes e tivemos como resposta a desmotivação pós-pandemia. Porém todos se sentiram motivados a voltar após a nossa visita”, revela.
O Governo do Piauí afirmou que na segunda parte da ação, os demais alunos e professores se deslocaram para uma praça e fizeram a divulgação e exposição de projetos desenvolvidos pela escola durante este ano, além de fazer um convite para o público presente levar seus filhos para integrar a ação.
Na oportunidade foram apresentados trabalhos como Circuito de Ciências, Jogos Interclasses, Dia do Estudante, Festa Junina, Dias das Mães e Dia da Mulher. O aumento no Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb), atingido pelo Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) também foi comemorado por meio de um banner.
Busca Ativa Escolar
De acordo com o Governo do Estado, a Busca Ativa Escola é uma estratégia que busca auxiliar os governos municipais e estaduais a identificar, registrar, fazer o controle e acompanhamento de crianças e adolescentes, em idade escolar obrigatória, de 4 a 17 anos.
Ainda segundo o Estado, esta ação é desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef), em parceria com as Secretarias da Educação e a União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
A Busca Ativa Escola é realizada em 19 e 30 de setembro, por meio de várias estratégias desde ligações, visitas domiciliares, momentos na escola e outras atividades, as ações visam fazer com que os estudantes retornem para o ambiente escolar.
Badespi libera mais de R$ 326 mil em investimentos para empreendedores de União
Segundo o Governo do Piauí, no setor comercial, os recursos beneficiaram empreendedores de áreas como varejo de carnes, bares, cosméticos, vestuário e produtos alimentíciosDesembargador Téssio da Silva Tôrres é eleito presidente do TRT Piauí
Os nomes dos novos dirigentes do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região foram divulgados na última terça-feira (19).Semec abre nova fase de renovação das matrículas para 2025 na segunda
O Secretário Municipal de Educação, professor Reinaldo Ximenes informou que nesta segunda etapa o período de matrículas é de 25 a 29 de novembro.Bairro Angelim é o mais populoso de Teresina com 43 mil habitantes, diz IBGE
Segundo informações do IBGE, o bairro concentra 5% do total da população de Teresina.Rafael Fonteles reúne mais de 200 prefeitos e discute sobre parcerias
O encontro teve como objetivo fortalecer a colaboração entre o governo estadual e as administrações municipais, com foco na implementação de políticas públicas eficientes para o estado.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir