Sobe para sete casos confirmados de varíola dos macacos no Piauí
De acordo com a Secretaria, os três casos recentes da doença são de três homens teresinenses com idades entre 21 a 29 anos.
Nessa segunda-feira (05), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) através do Centro de Informações Estratégicas e Vigilância em Saúde do Estado do Piauí (CIEVS), informou sobre o registro de mais três casos de varíola dos macacos, todos na capital Teresina. Com as novas confirmações o Piauí possui sete casos da doença.
De acordo com o Painel Epidemiológico Monkeypox do Piauí, todos os pacientes que contraíram o vírus no Estado são do sexo masculino. Os três casos recentes são de três homens teresinenses, com idades entre 21 a 29 anos.
Segundo o superintendente de Atenção à Saúde e Municípios, Herlon Guimarães, a Sesapi está em alerta com a doença no Piauí. “A Sesapi está sempre vigilante com relação à varíola dos macacos e todas as demais doenças, prestando orientações às vigilâncias municipais sobre como proceder com casos suspeitos e confirmados”, pontuou Herlon.
Ainda conforme informações do superintendente, 92 casos de varíola dos macacos foram notificados no Estado, com 7 confirmações, 41 descartes, 43 em investigação e 1 caso provável. “É de fundamental importância a população ficar atenta aos sinais e sintomas da doença, e procurar os serviços de saúde do município caso comece a detectar sintomas como febre, dor de cabeça, dor muscular e o surgimento de vesículas pelo corpo. Nossas unidades de saúde estão capacitadas para atender à população”, disse Herlon Guimarães.
A Sesapi pontua que é necessário que a população mantenha cuidados de prevenção da doença, que é transmitida através de contato direto entre duas pessoas ou mais.
-
Teresina inicia agendamento da 1ª dose da vacina contra a dengue
De acordo com Emanuelle Dias, o esquema da vacinação contra a dengue é de duas doses, com intervalo de três meses. -
Carretinha da Saúde inicia atendimentos para crianças em Jurema
De acordo com a Sesapi, o objetivo é reunir vários entes federativos e agentes públicos. -
Novo Hospital Regional de Picos faz avanços nos procedimentos cirúrgicos
A unidade de saúde realizou pela primeira vez, uma colangiopancreatografia retrógrada endoscópica -
Sesapi retoma atendimentos do CER IV de Parnaíba
Daniele Monteiro, coordenadora de Atenção à Pessoa com Deficiência da SESAPI, destacou que a prioridade do momento é atender os pacientes com autismo -
FMS faz monitoramento diário para prevenção da Influenza Aviária em Teresina
A influenza aviária é uma doença viral altamente contagiosa que pode infectar várias espécies de aves silvestres e mamíferos, incluindo humanos.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir