Viagora

Horticultores do Dirceu reclamam da falta de segurança nas hortas

A Polícia Militar do Piauí informou que as rondas no local serão intensificadas por meio de equipes precursoras, bem como as viaturas diárias.

  • Matheus Santos/Viagora Horta do Dirceu 1 / 5 Horta do Dirceu
  • Matheus Santos/Viagora Horta do Dirceu 2 / 5 Horta do Dirceu
  • Matheus Santos/Viagora Horta do Dirceu 3 / 5 Horta do Dirceu
  • Matheus Santos/Viagora Horta do Dirceu 4 / 5 Horta do Dirceu
  • Matheus Santos/Viagora Horta do Dirceu 5 / 5 Horta do Dirceu

Os horticultores do bairro Dirceu, na zona Sudeste de Teresina estão reclamando da falta de segurança do local, com pouco policiamento, que resulta em furtos das produções das hortas, como cheiro verde e cachos de bananas.

O horticultor Naldo, que cultiva coentro e cebola, explica que não existe segurança. “Eu vivo dessa renda, do cultivo do coentro, cebola, alguns cachos de banana. Já estou aqui há cinco anos e a segurança não existe, não tem segurança nenhuma. A gente fica à mercê de Deus”, diz o horticultor.

Para Naldo, é dessa renda que ele vive e por isso, com os frequentes furtos, o lucro não vem em sua totalidade. “Eu vivo só disso mesmo. Eu e minha esposa. Aí vem e roubam o cheiro verde, as vezes os cachos de banana, e é tempo perdido aqui no sol”, ressalta Naldo.

Já a horticultora Fátima Maria, que cultiva coentro, alface e ervas medicinais há 39 anos, explica que existem pontos na horta que são piores que outros, mas que isso vem se expandindo com a falta de iluminação em alguns pontos da horta.

De acordo com Fátima, a situação atual em períodos de chuva é preocupante, pois com elas, a produção já diminui por conta de alagamentos no solo. “Nessa época tem pouca produção por conta da chuva, e como a segurança é péssima a gente acaba ficando com pouco”, explica a horticultora.

Segundo Fátima, atualmente o trecho de sua parte na horta está sem iluminação, e isso combinado com a falta de segurança piora mais ainda. “Todo dia estão dormindo aqui dentro. Ali dentro das barracas, só porque está escuro. Se estivesse claro eles não ficavam aí, entende?” reclama Fátima.

De acordo com ela, parece que o local não conta com apoio de local nenhum. “Não tem policiamento, não tem prefeitura, não tem iluminação, não tem apoio de nada”, diz a horticultora.

Outro lado

Procurada pelo Viagora, a Polícia Militar do Piauí informou que as rondas no local serão intensificadas por meio de equipes precursoras, bem como as viaturas diárias.

Facebook
Veja também